SEI

Novo sistema diminui trâmite de processos

Papeis e pastas deixaram de circular pela burocracia municipal para colher pareceres, autorizações e assinaturas e foram substituídos por um sistema de tramitação eletrônico

Maria Teresa Costa
19/04/2017 às 13:46.
Atualizado em 22/04/2022 às 19:44
Leandro Telles, diretor técnico da IMA: agilidade no trâmite de processos (Leandro Torres/AAN)

Leandro Telles, diretor técnico da IMA: agilidade no trâmite de processos (Leandro Torres/AAN)

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) implantado na Prefeitura de Campinas reduziu o tempo de trâmite de processos de forma significativa. Em processo de compra de até R$ 8 mil, a queda foi de um mês para a média de 48 horas. Papeis e pastas deixaram de circular pela burocracia municipal para colher pareceres, autorizações e assinaturas e foram substituídos por um sistema de tramitação eletrônico, inclusive com acesso remoto. O presidente da Informática dos Municípios Associados (IMA), Fernando Garnero, informou que o SEI foi cedido há dois anos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e desde então tem ajudado a reduzir a burocracia e a agilizar os procedimentos. Segundo o diretor técnico da empresa, Leandro Telles, até o final de março, cerca de 24 mil processos foram abertos e tramitados via SEI. “Nos três primeiros meses de 2017 abrimos o mesmo número de processos que no ano passado inteiro e até o final de março, quase 200 mil documentos foram gerados e incluídos no sistema, com redução significativa de processos”, afirmou. O processo eletrônico, segundo Telles, gera economia de papel, de tempo, aumenta a segurança e a administração fica mais eficiente. Desde 2015, todos os procedimentos deixaram de ser feitos em papel. Além da agilidade, o processo eletrônico, de acordo com o diretor técnico, trouxe facilidades, como acesso remoto, controle de nível de acesso, tramitação em multiplas unidades, tempo do processo, controle de prazos, ouvidoria, sem contar a facilidade que os munícipes encontraram podendo acessar seus processos sem sair de casa através do acesso de usuários externos. Desenvolvido pelo tribunal, o SEI é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se também de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Devido às características inovadoras do SEI e do sucesso da prática de cessão da ferramenta sem ônus para outras instituições, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública, amparando-se em premissas altamente relevantes e atuais, tais como: a inovação, a economia do dinheiro público, a transparência administrativa, o compartilhamento do conhecimento produzido e a sustentabilidade.

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