NA ÁREA CENTRAL

Novo Poupatempo de Campinas é o primeiro 100% digital no Estado

Unidade já começou a funcionar no andar térreo do Paço Municipal

Ronnie Romanini
20/04/2022 às 08:52.
Atualizado em 20/04/2022 às 08:52
Com capacidade para 800 pessoas por dia, Poupatempo oferece 197 serviços (Kamá Ribeiro)

Com capacidade para 800 pessoas por dia, Poupatempo oferece 197 serviços (Kamá Ribeiro)

O novo Poupatempo no Centro de Campinas já está em funcionamento no andar térreo do Paço Municipal, onde antes ficava o Protocolo Geral da Prefeitura. É o primeiro Poupatempo 100% digital do Estado de São Paulo, segundo o governo estadual. São 197 serviços disponíveis à população e o posto tem capacidade para atender 800 pessoas por dia. O investimento estadual foi de R$ 112 mil, enquanto a Prefeitura desembolsou R$ 200 mil para a reforma do espaço de 95 m². A administração da unidade é da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), responsável pelos funcionários e suporte técnico. 

O Poupatempo Digital Campinas conta com cinco totens de autoatendimento, 12 computadores, impressora, atendentes para auxiliar os usuários e cerca de 200 serviços disponíveis à população. A unidade fica aberta de segunda a sábado, sendo que nos dias da semana o horário de funcionamento é das 9h às 17h e no sábado das 9h às 13h. Não é necessário realizar agendamento. O Poupatempo Digital tem por objetivo facilitar o acesso aos serviços disponíveis na plataforma digital, como licenciamento de veículos, seguro-desemprego e carteira de trabalho digital. 

"Há vários serviços do Detran, por exemplo, caso a pessoa queira saber sua pontuação na carteira, se possui multas. Também é muito demandado o atestado de antecedentes criminais, que sai impresso e na hora", explicou o superintendente do Poupatempo, Leonardo Maciel, quanto aos serviços mais requisitados. 

A ideia é que esse Poupatempo possa ajudar a população com dificuldade ou impossibilidade de acesso à internet ou que precisa de orientação para conseguir utilizar os serviços disponibilizados on-line. Maciel explicou qual é a dinâmica do atendimento. "Nós procuramos acolher o cidadão que chega ao Poupatempo. Nós perguntamos, tentamos entender a demanda dele, explicamos e indicamos um caminho para que o usuário busque a realização do serviço, seja ele próprio ou com o auxílio dos funcionários, ambientando toda a situação para que ele possa entrar no mundo digital caso tenha dificuldades tecnológicas. Temos recursos como computadores, wi-fi, totem e impressão à disposição, então a gente está 100% preparado para atender o cidadão e para que ele saia dali com o serviço realizado." 

No segundo dia de funcionamento, a unidade do Poupatempo não estava lotada, porém havia um fluxo frequente de pessoas querendo resolver problemas, tirar dúvidas ou mesmo entrando no local apenas por curiosidade por notar que uma nova unidade foi aberta. Até às 15h30 da tarde, 200 pessoas procuraram o espaço recém-inaugurado. O jovem Caetano Humberto, 17 anos, e a cuidadora de idosos, Patrícia Estevam, 43, passaram cerca de 20 minutos no local resolvendo algumas questões. 

"Consegui resolver tudo, no caso o meu título de eleitor, carteira de trabalho e atualização do RG. O pessoal foi super atencioso, nos ajudou e explicou tudo certinho. Aqui é um lugar mais acessível para as pessoas procurarem atendimento", afirmou Humberto. 

Patrícia, na mesma linha, admitiu que fez falta uma unidade, mesmo que digital, no Centro de Campinas. "A unidade do Shopping é muito longe". A mesma opinião tem a balconista Angelita Rocha de Lima, de 45 anos. Moradora do bairro Jardim Miriam, ela disse que agora as coisas serão mais fáceis, pois o Centro é um lugar próximo a tudo, ao contrário do Campinas Shopping. "Vai ajudar bastante. Fui bem atendida e estou satisfeita. Eu vi no jornal que começaria a funcionar e já resolvi vir para tirar algumas dúvidas." 

Outras pessoas que estavam no novo Poupatempo ontem disseram sentir falta da unidade da Avenida Francisco Glicério, fechada em 2020, e ficaram contentes com a possibilidade de ter um local mais próximo. 

A auxiliar de limpeza Deuseli Gomes Pereira, 52, moradora do bairro Village, descobriu sem querer a existência do novo Poupatempo. "Eu nem sabia que tinha aberto, mas um moço me perguntou onde era, fiquei sabendo e vim para cá resolver o que precisava, a segunda via da carteira de habilitação, já que perdi a minha. Foi muito útil porque o Shopping é fora de mão. E para mim foi uma maravilha, fui bem recepcionada." 

O superintendente do Poupatempo lembrou que, para a unidade no Campinas Shopping, é necessário realizar agendamento prévio, algo que não acontece no Paço Municipal. 

"Não é preciso ter medo de usar os serviços eletrônicos, isso é algo que veio para ficar e cada vez mais vamos intensificar a oferta desses serviços. O Poupatempo que existia antes da pandemia é outro hoje. Ele tem que ser mais digital, com os serviços na palma da mão do cidadão e cada vez mais com a possibilidade de recorrer aos nossos canais digitais. Se conseguir resolver o problema ali, excelente. Se não conseguir, sempre haverá uma unidade próxima para atender às necessidades desse cidadão." 

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