REFORMA CONCLUÍDA

Novo muro do Cemitério de Sousas é entregue

Investimento foi superior a R$ 700 mil; novo muro conta com uma extensão total de 343 metros lineares

Da Redação
17/12/2023 às 11:03.
Atualizado em 17/12/2023 às 11:03
Novo muro conta com extensão total de 343 metros lineares; altura média é de 3 metros, seguindo o mesmo estilo arquitetônico do muro que precisou ser demolido por risco de desabamento (Alessandro Torres)

Novo muro conta com extensão total de 343 metros lineares; altura média é de 3 metros, seguindo o mesmo estilo arquitetônico do muro que precisou ser demolido por risco de desabamento (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas entregou essa semana as obras do novo muro do Cemitério Municipal do Distrito de Sousas. Ele foi construído entre os meses de junho e novembro deste ano. Além disso, o local também ganhou piso intertravado ecológico em todo o seu entorno. Este tipo de calçamento, segundo a Serviços Técnicos de Campinas (Setec), permite a penetração da chuva no solo e facilita o escoamento das águas pluviais. A Setec é a autarquia que administra os cemitérios da cidade. Já no Cemitério da Saudade, seguem as instalações de câmeras de segurança e instalação de rede laminada, uma espécie da extensão do gradil no muro também recém-inaugurado.

Com investimento total de R$ 716.966,58, o novo muro conta com uma extensão total de 343 metros lineares, e altura média de 3 metros e segue a mesma linha arquitetônica do antigo muro, que foi demolido pelo fato de apresentar fadiga e risco de desabamento. Na segunda quinzena de novembro, a Prefeitura também entregou à população o novo muro do Cemitério da Saudade.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) destacou a importância da obra, sobretudo para população de Sousas, garantido segurança e proporcionando um visual mais limpo e moderno para o local. Ela também faz parte das realizações das celebrações que antecem os 250 anos da cidade, a ser celebrado em julho de 2024.

O Cemitério Municipal de Sousas foi fundado em 1889. Naquela época, o objetivo era prestar serviços aos habitantes da região de Sousas mas, conforme o distrito foi crescendo, passou a atender também as regiões vizinhas.

SAUDADE

Considerado um museu a céu aberto, o Cemitério da Saudade de Campinas também teve seu o muro reconstruído após desabamento parcial provocado pelas chuvas e ganha reforço no sistema de segurança. A Prefeitura anunciou a instalação de 11 câmeras de monitoramento e a duplicação do número de vigilantes, além de uma espécie de cerca elétrica a em toda a extensão de mais de 180 metros quadrados.

As 11 câmeras cobrirão toda a extensão do Cemitério da Saudade. De acordo com a Prefeitura, uma das câmeras é especial e permitirá a visão 360 graus da área. Todas serão interligadas ao sistema Monitora Campinas, um programa da Secretaria Municipal de Segurança Pública que tem como objetivo aumentar a capacidade de controle digital do município. Um sistema de inteligência artificial ainda ampliará a capacidade de alertas das câmeras.

Segundo a assessoria de imprensa da Setec, a nova empresa de segurança iniciou a operação no último dia 30 de novembro, já com o efetivo ampliado. Do total de câmeras de vigilância, duas já estão instaladas e em operação. Uma terceira será colocada nos próximos dias, sendo essa a principal que tem um ângulo de visão de 360º.

No muro está sendo instalada a rede laminada, uma espécie de extensão do gradil, que além de aumentar a altura, é feita de material cortante, apresentando maior poder de impedir que pessoas pulem o muro.

Segundo o presidente da autarquia, Enrique Lerena, “a intenção é cercar o Cemitério da Saudade de todas as formas possíveis, física e virtualmente”. “Estamos investindo em sistemas modernos e avançados para garantir a segurança dos munícipes que visitam o local, bem como para proteger as obras de arte que ali ficam expostas”, disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por