CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro é o mês da prevenção

Campanhas conscientizam sobre a doença nos homens e também oferecem exames gratuitos

Gilson Rei e Daniel de Camargo
08/11/2020 às 11:41.
Atualizado em 27/03/2022 às 18:01
Laço azul, símbolo do combate ao câncer de próstata: No Brasil, segundo o Inca, a previsão é que a doença atinja quase 66 mil homens este ano (Pixabay/Divulgação)

Laço azul, símbolo do combate ao câncer de próstata: No Brasil, segundo o Inca, a previsão é que a doença atinja quase 66 mil homens este ano (Pixabay/Divulgação)

Cerca de 1,3 milhão de novos casos de câncer de próstata devem ocorrer em 2020 no mundo. No Brasil, a previsão é que a doença atinja quase 66 mil homens este ano, o que corresponde a 62,95 casos novos a cada 100 mil homens. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) servem para reforçar a importância das iniciativas de prevenção contra a doença. Em Campinas diversas ações estão previstas neste mês, seguindo outras tantas previstas pelo País, em alusão ao “Novembro Azul” — criado para alertar a população sobre o câncer de próstata. No sábado, dia 21, um grupo de 500 pacientes receberá atendimento gratuito graças a uma parceria entre o Centro de Oncologia Campinas (COC), Ramos Medicina Diagnóstica, Próton Diagnósticos, Laboratório Multipat e Hospital Centro Médico de Campinas. O oncologista Fernando Medina, do Centro de Oncologia Campinas e um dos idealizadores da campanha, destacou que a ação pretende acolher os pacientes com objetivo de prevenir e curar, caso haja confirmação de algum tipo de enfermidade. “Será uma ação de cuidado completo. Iremos examinar 500 pessoas, mas o alcance da campanha é muito maior que isso, porque essas pessoas serão também orientadas sobre a doença e poderão levar esse conhecimento adiante para tantas outras pessoas”, afirmou. Medina lembrou que a campanha é uma boa oportunidade para homens de todas as idades. “É uma oportunidade única para os homens cuidarem de sua saúde, conhecerem mais sobre a doença e agirem a favor de um diagnóstico precoce”, salientou. “Dezenas de pessoas estão envolvidas voluntariamente nessa campanha em função do bem-estar de muitos”, finalizou. Quem Procura, Cura A iniciativa vai ocorrer no Centro de Oncologia Campinas e integra as ações do Novembro Azul. Intitulada “Sábado Sem Câncer”, a campanha tem o slogan “Quem procura, cura”. A rede solidária criada oferecerá a cadeia completa de cuidados a 500 pacientes sem diagnóstico para câncer. A ação será aberta para interessados de Campinas e de outras cidades da região. Todo o atendimento será gratuito, desde a avaliação clínica à ressonância e biópsia, caso sejam necessárias. Poderão participar homens de qualquer idade. Será preciso apresentar um documento de identificação com foto e comprovante de endereço. No Centro de Oncologia Campinas, os pacientes serão recebidos pela equipe de triagem para elaboração do cadastro. Em seguida, passarão por avaliação clínica e realizarão a coleta de material para o exame de PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata — Antígeno Prostático Específico. No prazo máximo de dez dias, todos os que foram examinados receberão os resultados. Aqueles que apresentarem indicativos da doença, serão contatados e encaminhados para a realização de exame de ressonância magnética e, posteriormente, para biópsia, caso necessário. O atendimento é gratuito, porém, os parceiros sugerem aos participantes a doação de um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada a uma instituição da caridade de Campinas. Senhas A ação ocorrerá entre 8h e 17h, ou até se esgotarem as 500 senhas. Por conta da pandemia, procedimentos sanitários para evitar o contágio pelo novo coronavírus serão seguidos, como fila ao ar livre e com respeito ao distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscara fora e dentro do COC e disponibilização de álcool em gel a voluntários e pacientes. Várias estações de atendimento receberão os pacientes sem formação de aglomeração. Voluntários cuidarão para que os procedimentos de segurança sanitária sejam respeitados. É o segundo tipo mais comum entre homens no País De acordo com o Inca, o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do País e pelo aumento na expectativa de vida do brasileiro. O médico André Augusto Gemeinder de Moraes, do Centro de Oncologia Campinas, alertou sobre o histórico familiar dos pacientes. “O câncer de próstata tem uma manifestação esperada para depois da quarta ou quinta década de vida. É importante salientar que quando há um histórico familiar, a pessoa pode herdar a chance de ter câncer de próstata”, afirmou. Segundo Moraes, a consulta médica é sempre o melhor caminho. “Qualquer indivíduo com mais de 40 anos e aqueles com histórico familiar, devem consultar o médico regularmente para rastreamento e eventual diagnóstico precoce”, comentou. O segredo para o diagnóstico precoce, lembrou o médico, é o indivíduo não ter sintoma e, ainda assim, procurar um médico para a realização de avaliações. “O diagnóstico precoce promove a cura. A maioria das vezes, quando existem sintomas para o câncer de próstata, significa que a doença já se disseminou”, afirmou. Ônibus adesivados reforçam informações à população Outras ações em Campinas estão em andamento para alertar e informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Hospital e Maternidade Santa Tereza se uniram para reforçar as campanhas mundiais de prevenção dos cânceres de mama, colo de útero e próstata — Outubro Rosa e Novembro Azul. Seis ônibus das concessionárias da cidade foram adesivados em azul e rosa para chamar a atenção da população. A Transurc cedeu os veículos e o hospital arcou com os custos para customizá-los. “Quanto mais precoce se descobre o câncer, maiores são as chances de cura. E, hoje, um diagnóstico não é mais uma sentença. A medicina evoluiu muito", afirmou o diretor médico do Hospital e Maternidade Santa Tereza, Ubertinele Pereira Fraga. Diretor de comunicação e marketing da Transurc, Paulo Barddal relembra que, todos os anos, a associação se engaja nas campanhas com o intuito de conscientizar mulheres e homens. “Acreditamos que a adesivação de ônibus contribui para alertar e incentivar as pessoas a tomarem medidas preventivas contra a doença", encerrou. A ação conta com o apoio das concessionárias do transporte urbano de Campinas, VB Transportes e Turismo (VB1 e VB3), Expresso Campibus e Coletivos Pádova. Além das cores rosa e azul — símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, respectivamente —, os ônibus adesivados trazem ainda em seu design algumas andorinhas, que remetem ao tempo em que Campinas ficou conhecida como “Cidade das Andorinhas” por causa dos voos rasantes dessas pequenas aves em alguns pontos do município. SERVIÇO Campanha Sábado sem Câncer – “Quem procura, cura”. Quando: dia 21/11, das 8h às 17h. Quanto: O atendimento é gratuito. Os parceiros sugerem a doação de 1kg de alimento não perecível para ser doado a instituições de Campinas. Vagas: 500 homens de todas as idades. Não é necessária inscrição prévia. Onde: Centro de Oncologia Campinas – Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O que levar: Documento de identificação com foto e comprovante de residência

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por