Programação começa às 8h e vai até 12h, com uma série de atividades para incentivar cuidados com a saúde (Carlos Bassan)
O Centro de Saúde São Bernardo promove no sábado (18) uma ação especial do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a prevenção contra o câncer de próstata, com oferta de exames e vacinação. Das 8h às 12h, a unidade vai oferecer ao público masculino uma série de atividades para incentivar cuidados com a saúde.
A agenda inclui exames gratuitos, palestras sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata, além de oferta de vacinas previstas no calendário nacional para atualizar a caderneta dos moradores a partir de 18 anos. Também haverá doses de imunizantes contra a covid-19 e a gripe, dosagem de glicemia, aferição de pressão arterial e auriculoterapia.
O CS São Bernardo fica na Avenida João Batista Morato do Canto, 600. Em dias de semana, a unidade funciona das 7h às 19h.
NOVEMBRO AZUL
O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e conta com o apoio de diversas empresas e entidades.
Na próxima sexta-feira (24), o Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas receberá o Seminário da Saúde do Homem, das 8h30 às 11h30, quando será divulgado o primeiro boletim da Saúde do Homem de Campinas, feito pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa).
Outra ação que acontece, esta durante todo o mês, é a disponibilização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C (jovens, adultos e idosos). Nesse caso, os testes são feitos no Centro de Referência em IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, localizado na Rua Regente Feijó, 637, Centro. O horário é das 9h às 12h de segunda a sexta. Às segundas, terças, quartas e sextas, também é possível fazer o teste no período da tarde, das 14h às 17h.
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO
A Secretaria de Saúde prorrogou a Campanha de Multivacinação, que terminaria no dia 14, até 30 de novembro. O objetivo é atualizar as cadernetas das crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Adultos que estiverem com doses atrasadas também poderão se imunizar.
As vacinas estão disponíveis nos 67 centros de saúde da cidade. Basta apresentar documento com foto e a caderneta (se tiver).
Entre as vacinas que podem ser atualizadas ao longo da campanha estão a pentavalente, meningocócica C, meningocócica ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, SCR (1ª dose), tetraviral SCR (2ª dose), além de hepatite A. Mais informações estão disponíveis no vacina.campinas.sp.gov.br.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.