MELHORIAS

Nova gestão impulsiona atendimento hospitalar

Hospital Ouro Verde, superou em quase 42,5% a média diária de atendimentos de um ano atrás, quando eram atendidas 400 pessoas por dia

Jaqueline Harumi
03/07/2017 às 08:21.
Atualizado em 22/04/2022 às 18:57
Fachada do hospital: no momento, 235 leitos estão em operaçãor
 (Patrícia Domingos/AAN)

Fachada do hospital: no momento, 235 leitos estão em operaçãor (Patrícia Domingos/AAN)

O pronto-socorro do Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi, mais conhecido como Hospital Ouro Verde, superou em quase 42,5% a média diária de atendimentos de um ano atrás, quando eram atendidas 400 pessoas por dia. Segundo balanço de um ano de gestão divulgado pela Organização Social Vitale Saúde, que assumiu a unidade em junho de 2016, até o fim de maio foram feitos 208 mil atendimentos, uma média diária de 570. O diretor-geral do hospital, Hélio Girotto, acredita que o aumento seja reflexo do investimento em ações de humanização e da qualidade da assistência, com a implantação de protocolos. Conforme a direção, o hospital passou por melhorias como a readequação de quadro de colaboradores, reuniões e implantação de instrumentos de trabalho, contratação de novos médicos, adequação nas salas de exames, consultórios, salas cirúrgicas e equipamentos. Apesar do maior atendimento, foram 674,8 mil procedimentos realizados no primeiro ano de gestão da da Vitale Saúde, 32,5% a menos do que o registrado ao longo de 2015, quando foram feitos cerca de 1 milhão de procedimentos, que incluem tanto atendimento no PS quanto consultas, exames e cirurgias. O menor número de procedimentos pode ser reflexo, dentre outros fatores, da falta de tomógrafo, visto que a nova gestão assumiu três meses depois que o equipamento quebrou e está sem ele até hoje. Em 1º de junho do ano passado, a previsão era de que, no início deste ano, o hospital estivesse com um novo tomógrafo, de R$ 2,5 milhões, provenientes do Ministério da Saúde. No início de março deste ano, porém, o processo de licitação ainda estava em andamento com conclusão prevista para o fim do primeiro semestre, que se encerrou na última sexta-feira. Entre junho do ano passado e maio deste ano foram realizados 304 mil exames, período em que poderiam ter sido feitas entre 8,4 mil e 12 mil tomografias. A Administração Municipal afirmou que a licitação do tomógrafo está em fase final, contudo houve contestação de uma das empresas concorrentes, que está sob análise do jurídico e, “em breve”, o equipamento será adquirido. “Houve uma melhoria no parque tecnológico com manutenção de equipamentos para colocá-los em pleno estado de uso para atender a demanda desses pacientes. Hoje, podemos dizer que ele está 100% funcionando, exceto pela tomografia”, ressalta Girotto, que estima contar com o novo tomógrafo entre setembro e outubro. De acordo com o diretor-geral do complexo hospitalar, atualmente 235 leitos estão em operação, sendo 55 de Unidade de Terapia Intensiva — 40 para adultos e 15 para crianças. “Assim que a Vitale assumiu o quadro de colaboradores, foi adequando para atender essa nova demanda, porque o contrato anterior tinha um número menor de atendimento preconizado. Foram contratadas aproximadamente 150 pessoas”, complementa Girotto, que vê como fundamentais nesse processo o alinhamento dos processos internos e do atendimento à população. “Existe uma demanda reprimida que a gente está analisando junto com a secretaria e a cada dia vêm diminuindo os procedimentos que têm que ser feitos”, conclui.

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