EDUCAÇÃO HUMANIZADA

Notre Dame estimula o combate às fake news

Com apoio do Correio, escola incentiva a leitura e senso crítico

Da Redação
26/11/2022 às 10:44.
Atualizado em 26/11/2022 às 10:44
Alunos do colégio Notre Dame participam do 1º Torneio de debates, com apoio do jornal Correio Popular (Gustavo Tilio)

Alunos do colégio Notre Dame participam do 1º Torneio de debates, com apoio do jornal Correio Popular (Gustavo Tilio)

A arte de educar não significa apenas passar matérias no quadro, explicar o assunto e avaliar o conhecimento nas provas. A formação dos estudantes como indivíduos integrantes de uma sociedade em constante evolução também precisa ser priorizada. Atento a essa necessidade, um grupo de jovens do ensino médio do Colégio Notre Dame, em Campinas, desenvolveu um projeto que estimula o debate, engajamento, formação de opiniões e leitura.

Chamado de 1º Torneio de debates, o projeto ganhou o apoio do Correio Popular e reuniu na tarde de sexta-feira (25) no auditório do colégio um grupo de estudantes e professores em uma dinâmica que debateu temas da atualidade. O projeto foi promovido pelo Clube Papo Reto, formado por um grupo de estudantes da escola. Divididos em grupos, oposição e situação, o torneio propôs um tema que foi debatido entre os estudantes participantes. Sem chance de pesquisarem, os jovens tiveram um tempo para desenvolverem argumentos, construir uma exposição oratória e defender as ideias em relação ao assunto proposto.

De acordo com o estudante Matheus Mascarenhas, 17 anos, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola, a intenção da ação foi justamente a de estimular nos estudantes do ensino médio a necessidade de um aprimoramento da própria bagagem cultural. "Nós promovemos ao longo das atividades do projeto ações que tiveram relação com a pesquisa, com a leitura e com o estímulo do conhecimento sobre o cotidiano da sociedade. Atividades como leitura de revistas, artigos de jornais, reportagem. Sempre valorizando as informações de credibilidade", destacou.

Para o estudante, o projeto que estimula a leitura e a pesquisa aprofundada também possui uma vertente de combate a desinformação provocada pelas chamadas fake news, muito presente nas redes sociais, que são exaustivamente utilizadas pelos jovens. "Para combater a desinformação é preciso estimular a leitura crítica e é isso que se propõe o projeto. No debate é sempre importante observar de forma crítica o que a outra pessoa está falando. E nesse exercício tentar desconstruir aquele argumento para verificar se realmente ele apresenta um conteúdo sólido", disse.

O professor Walter Paes, que ministra as disciplinas de Filosofia e Sociologia do colégio, afirmou que a iniciativa dos estudantes está alinhada ao que a sala de aula propõe que é desenvolver o ser humano para o futuro. "É importante se comunicar bem. E o projeto Papo Reto desenvolvido pelos alunos ajuda e muito nessa questão, de se informar para transformar. E a transformação é a chave para que a gente possa sair do que podemos chamar de menoridade do conhecimento para a maioridade no conhecimento. Fiquei muito feliz e muito grato por ter sido convidado desde o início para participar dessa dinâmica. E mais ainda de saber que um projeto, que estimula a leitura desenvolvido por alunos, recebeu o apoio de um jornal como o Correio Popular", disse.

A diretora comercial do Correio Popular, Aline de Oliveira Rodrigues, destacou o papel da imprensa na formação de leitores. A executiva disse que o apoio ao projeto surgiu no sentido de fomentar entre os jovens a importância da busca pela informação bem apurada, a partir do contato com fontes oficiais. "É uma maneira de estimular não só um olhar crítico sobre os assuntos mundiais, mas também como os assuntos locais impactam a vida de cada um na nossa comunidade e nossa sociedade. O objetivo desse apoio foi dar suporte a esses estudantes para que eles tenham acesso a informação de credibilidade, a uma informação que é embasada e possam levar o conhecimento gerado para ações de debates cada um em seu ciclo social e comunitário", disse.

O consultor Henrique Mascarenhas, 48 anos, pai de um dos alunos do ensino médio do colégio, ressaltou a importância da iniciativa dos estudantes e o apoio da escola e do jornal Correio Popular. "Como pais é nosso dever estimular nossos filhos e os jovens a enriquecer a própria cultura. E a leitura e o debate são fundamentais. Estão todos de parabéns", disse.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por