NA CEASA

No Mercado de Flores, um jardim estimula os sentidos em Campinas

Evento gratuito estará aberto ao público até o dia 25 de julho

Do Correio Popular
15/07/2022 às 12:25.
Atualizado em 15/07/2022 às 12:25
Com 250 metros quadrados, o Jardim dos Sentidos é uma área livre de barreiras arquitetônicas, acessível às pessoas cegas, com baixa visão e com outras limitações (Ricardo Lima)

Com 250 metros quadrados, o Jardim dos Sentidos é uma área livre de barreiras arquitetônicas, acessível às pessoas cegas, com baixa visão e com outras limitações (Ricardo Lima)

O Jardim dos Sentidos — um evento lúdico de estímulo às sensações do corpo humano — foi aberto ontem no Mercado Permanente de Flores nas Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa). O espaço de 250 metros quadrados é uma área livre de barreiras arquitetônicas, acessível às pessoas cegas, com baixa visão e com outras limitações. A exposição vai funcionar até o dia 25 de julho, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30 e aos sábados das 8h às 13h.

O Jardim dos Sentidos oferece canteiros com acessibilidade e piso tátil. As plantas e os objetos podem ser tocados, visando estimular os sentidos do corpo humano como tato, olfato, audição e visão. Tudo pode ser acessado por crianças e adultos. 

Com entrada gratuita, a visita é monitorada por um profissional que explica o conceito da mostra. "A proposta é que os visitantes, por meio de uma atividade lúdica, conheçam os diferentes produtos comercializados no Mercado de Flores", informou a Ceasa por meio de nota.

Também foi entregue ontem pela Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra, uma colmeia artificial contendo uma colônia de abelhas sem ferrão na Lagoa do Taquaral, em Campinas. Como parte do projeto Campinas — Cidade Amiga das Abelhas Nativas, a colmeia está localizada entre os portões 5 e 7 da Lagoa, próxima ao Planetário e ao lado de um plantio de árvores nativas realizado recentemente pela Mata.

A colmeia é parte do projeto que inclui o meliponário (local de criação de abelhas, onde são instaladas diversas colônias), situado na Mata de Santa Genebra, e da colmeia racional instalada em frente ao Paço Municipal, inaugurados em novembro de 2021.

O projeto "Campinas — cidade amiga das abelhas nativas" foi idealizado para despertar a conscientização ecológica junto à população, promover a cultura da criação e destacar a importância da conservação das abelhas brasileiras sem ferrão, que são polinizadores-chave de nossa biodiversidade", afirmou o presidente da Fundação, Cidão Santos.

Segundo informou a Administração, o projeto foi idealizado para despertar a conscientização ecossistêmica e destacar a importância da conservação dos polinizadores de maneira geral, começando com as abelhas nativas sem ferrão. 

O próximo evento relacionado com o aniversário de Campinas será a Corrida dos Distritos — etapa Campo Grande, que vai acontecer no próximo domingo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por