COMEMORAÇÃO

No Dia Mundial da Água, rio recebe 20 mil peixes

Escoteiros navegaram no Rio Jundiaí, em Indaiatuba, em caiaque construído com garrafas pet

Patrícia Azevedo
22/03/2013 às 21:33.
Atualizado em 25/04/2022 às 23:24
Caiaque inflável, construído pelos escoteiros com 281 garrafas pet, navega pelo rio: preservação  (Érica Dezonne/AAN)

Caiaque inflável, construído pelos escoteiros com 281 garrafas pet, navega pelo rio: preservação (Érica Dezonne/AAN)

O Grupo Escoteiros Indaiá, de Indaiatuba, comemorou o Dia Mundial da Água, nesta sexta-feira (22), de uma maneira diferente. Eles construíram um caiaque com garrafas pet e navegaram por um trecho de cinco quilômetros do Rio Jundiaí, entre os bairros Itaici e Pimenta.

Antes de colocar a canoa no rio, os escoteiros fizeram uma pequena homenagem ao Dia Mundial da Água: hastearam a Bandeira Nacional e soltaram no rio 20 mil alevinos de bagres Jundiá. “É uma forma de comemorar o Dia da Água e de mostrar a importância da reciclagem e dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente”, afirmou o diretor presidente do grupo, Paulo Vicente Penna.

Durante dois meses eles construíram um caiaque, que tem 4,5 metros de comprimento, utilizando 281garrafas pet que seriam descartadas no lixo. “Uma garrafa é colada na outra com cola branca (própria para plástico) e precisa esperar 24 horas para secar. Foi um trabalho lento”, explicou Penna.

Ele contou que os escoteiros ajudaram na construção. A embarcação possui dois lugares e foi testada pela primeira vez há uma semana na lagoa do Parque Ecológico, em Indaiatuba. “Fizemos o teste dando uma volta na lagoa e recolhendo lixo no parque”, disse.

O Rio Jundiaí foi escolhido porque há 30 anos a sociedade e entidades ambientais de Indaiatuba lutam para despoluir o curso de água. “Hoje temos motivos para comemorar. A luta pela despoluição do rio chega a 30 anos e os índices da água estão melhorando”, afirmou o gerente da Agência Ambiental da Cetesb de Jundiaí, o biólogo Domenico Tremaroli.

Ele conta que o índice de oxigênio no rio está em 6,7. “Quando está em 2% já é possível ter peixes”, completa o Nilson Gaspar, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).

Segundo Tremaroli, a mudança na qualidade da água do rio se deve ao trabalho conjunto de vários municípios, que começaram a tratar esgoto antes de despejar os dejetos no rio.

Comemorações

O Corpo de Bombeiros da cidade participou da ação de comemoração do Dia Mundial da Água. Dois botes da corporação foram usados para navegar no Jundiaí.

O presidentre do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, desceu o rio junto em um dos botes infláveis.

“De acordo com relatório da Cetesb, a qualidade da água do Rio Jundiaí é considerada boa e vai melhorar ainda mais com as obras de construção do interceptor de esgoto”, afirmou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por