SEM CONTROLE

Nelson Hossri (PSD) vê como urgente uma solução aos moradores de rua

Vereador defende ação integrada na área central

Do Correio Popular
15/04/2022 às 10:20.
Atualizado em 15/04/2022 às 10:20
Na visão do Hossri, o crescimento dessa população que mora nas ruas "implica no aumento da criminalidade" (Divulgação)

Na visão do Hossri, o crescimento dessa população que mora nas ruas "implica no aumento da criminalidade" (Divulgação)

O vereador Nelson Hossri (PSD), em reunião com representantes das secretarias municipais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e de Segurança Pública de Campinas, realizada no último dia 12, defendeu ações conjuntas e integradas para o combate à criminalidade, tratamento a dependentes químicos e acolhimento de pessoas que moram nas ruas, principalmente na região central. "É urgente discutir esse cenário preocupante e, mais do que isso, propor ações. O Centro está tomado por pessoas em situação de rua, sendo afetado pelos problemas provenientes desse descontrole, como criminalidade e tráfico de drogas", disse o parlamentar.

Na visão do Hossri, o crescimento dessa população que mora nas ruas "implica no aumento da criminalidade, como pequenos furtos; depredação do patrimônio e violência; consumo de drogas e, consequentemente, na desvalorização da região". 
Segundo ele, "Oitenta por cento dessa população vulnerável é dependente de drogas. E onde tem drogas, tem criminalidade. Por isso, somente uma ação conjunta e integrada, envolvendo as secretarias, o Poder Executivo e a sociedade, será capaz de amenizar esse cenário", disse.

A proposta do parlamentar consiste em uma ação conjunta, por meio da qual a Guarda Municipal e as polícias Militar e Civil combagteriam a criminalidade. A Secretaria de Assistência Social acolheria os moradores em situação de rua e os encaminharia a tratamento da dependência química, unidades de saúde, abrigos ou mesmo os encaminhando às suas cidades de origem, quando for o caso.

"O acolhimento é tão importante quanto o combate ao crime. Vários desses vulneráveis precisam apenas resgatar a vontade de viver e reestabelecer seus vínculos familiares, amor e atenção. Já trabalhei nesse sentido por meio do Programa "Bom dia, morador de rua", em que o Poder Público ia até os vulneráveis e encaminhava cada caso, com um resultado bem interessante na época", contou.

Na interpretação do parlamentar, a necessidade desse conjunto de ações é urgente, visto que tal "fenômeno social" estaria migrando para áreas nobres, como o Cambuí. "Quem anda pelo bairro percebe o aumento da presença desses moradores em situação de rua. E aqui vale um importante recado à população: evite dar esmolas, pois elas financiam o crime. O ideal é que o Poder Público atue e é justamente isso o que estou propondo ao Executivo", defendeu.

Hossri pretende encaminhar a proposta à Secretaria de Saúde e ao Ministério Público. E, ainda, em breve, apresentar as ações ao prefeito Dário Saadi (Republicamos). O objetivo, segundo ele, é o de levar essas ações a outras regiões de Campinas. "As secretarias entenderam o problema e concordam que ações precisam ser tomadas", garantiu Hossri. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, entretanto, informou que apenas recebeu o vereador e está aberta ao diálogo juntos a todos os segmentos da sociedade civil, a fim de buscar as melhores políticas públicas para a população.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por