Apex-Brasil aproveita Rodeio de Jaguariúna para seduzir os importadores
Montagem da festa em Jaguariúna: palco para negócios de US$ 4 mi (Adriana Leite/AAN)
A Agência Brasileirade Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realiza entre hoje e amanhã um evento no Rodeio deJaguariúna para aproximar empresas exportadoras brasileiras e potenciais compradores estrangeiros.
Com o mercado internacional cada dia mais concorrido, principalmente com a presença forte dos asiáticos, a agência decidiu apostar no marketing de relacionamento.
O objetivo é mostrar aos importadores as vantagens competitivas nacionais e transmitir confiança as compradores. A expectativa é que a ação no rodeio gere US$ 4,23 milhões em negócios nos próximos 12 meses.
De acordo com a Apex, o Projeto Brasil em Jaguariúna terá a participação de 16 empresas brasileiras, 15 estrangeiras e dez entidades setoriais.
A tática da agência ganhou fôlego em 2009 com eventos nos Estados Unidos durante as provas da Fórmula Indy. O coordenador de Projetos Especiais da Apex-Brasil, Mauricio Manfrê, afirmou que a estratégia resultou nos últimos anos US$ 2 bilhões em negócios.
Ele contou que a ideia surgiu da necessidade de fidelizar os importadores e mostrar aos compradores o potencial do País.
“O marketing de relacionamento é uma forma de conquistar novos clientes e fidelizar as empresas que já realizam operações com empresas brasileiras. O desempenho das ações realizadas na Fórmula Indy mostraram que dá resultado apostar nessa tática. O papel da agência é divulgar as potencialidades dos produtos e das empresas brasileiras. E nada melhor do que estabelecer esse diálogo em um ambiente fora das empresas”, comentou.
Ele afirmou que o órgão está apostando nos eventos culturais e esportivos para promover uma experiência aos compradores que vai além da visita às empresas.
Manfrê apontou que as ações já aconteceram, além de na Fórmula Indy, também no Carnaval - e agora é a vez do Rodeio de Jaguariúna.
“O evento traz grandes oportunidades para o setor de agronegócio brasileiro. Os compradores da América Latina e da Espanha já estão no Brasil visitando as empresas. Amanhã (hoje), eles chegarão à região de Campinas e no sábado visitam uma fazenda em Paulínia. À noite, eles irão participar da festa, que terá um camarote preparado especialmente para recepcioná-los. Vamos apresentar a eles vários produtos nacionais”, disse.
A Apex aplica de R$ 200 mil a R$ 300 mil em cada evento do projeto.