Doações serão encaminhadas a 2,8 mil famílias de Campinas beneficiárias do programa Viva Leite (Rogério Capela)
A campanha Natal sem Fome atingiu na sexta-feira, dia 6, 4,5 toneladas em doações. A mobilização arrecada alimentos não perecíveis para atender aproximadamente 2,8 mil famílias participantes do programa Viva Leite. São 22 pontos onde é possível fazer a doação neste ano, e todos podem ser conferidos no site campinas.sp. gov.br/sites/natalsemfome/acampanha. “A resposta à campanha Natal sem Fome é emocionante. Cada quilo arrecadado representa um gesto de solidariedade que fará a diferença na mesa de milhares de famílias neste fim de ano”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
A mobilização integra a programação do Natal Caminhos dos Sonhos (www.natalcaminhosdossonhos.com. br) e busca arrecadar alimentos não perecíveis para famílias beneficiárias do programa Viva Leite, abrangendo milhares de famílias no município.
A arrecadação de alimentos se estenderá até o dia 20 de dezembro, com destaque para o "Dia D" em 14 de dezembro, das 9h às 14h, no Paço Municipal, em formato drive-thru. As doações serão direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil. As OSCs farão as entregas às famílias.
Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos (é possível conferir no endereço: bit.ly/3BtCAyJ). O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.
A cartilha também contém orientações sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.
Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhadas.
De acordo com a Prefeitura, Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições, beneficia aproximadamente 6,5 mil pessoas com o Cartão Nutrir e atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas. O programa Viva Leite contempla 2.800 famílias, enquanto as hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 181 iniciativas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram