Outros seis bairros serão visitados hoje na ação: Vila Orozimbo Maia e jardins Santa Eudóxia, Itatiaia, New York, Andorinhas e Itayu
Equipes vão vistoriar residências em busca de eliminar os criadouros (Rodrigo Zanotto)
Com mais de 30 mil casos de dengue, Campinas realiza hoje mais um mutirão de combate à doença em sete bairros: Jardim Santa Eudóxia, Vila Orozimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim New York, Jardim Andorinhas e Jardim Itayu. Trata-se da nona ação do tipo somente neste ano. A mobilização será das 8h às 12h.
De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegyti totalizam 32.073, com três óbitos. O número de casos de chikungunya se mantém em apenas dois desde o inicio do ano até agora. A pior semana epidemiológica registrada até ontem foi a do dia 6 de abril, com 3.235 casos confirmados.
A mobilização de hoje ocorre das 8h às 12h e fará vistoria em residências e comércios com objetivo de remover criadouros do mosquito vetor da doença e orientar a população sobre prevenção e combate. Participam pelo menos 150 pessoas, entre agentes da saúde, trabalhadores de Serviços Públicos, funcionários da empresa Impacto Controle de Pragas e integrantes do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses.
São no total 14 equipes nas ruas. Um drone também será usado para localizar grandes criadouros como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou em situação de abandono. Caso sejam constatados no sobrevoo pontos com descarte irregular de materiais, a Secretaria de Serviços Públicos será acionada.
A Secretaria de Saúde vem fazendo alertas com objetivo de tentar reduzir casos e óbitos. “A melhor forma de prevenção é eliminar qualquer acúmulo de água que possa servir de criadouro para o mosquito, principalmente em latas, pneus, pratos de plantas, lajes e calhas. É importante, ainda, vedar a caixa d'água e manter fechados vasos sanitários inutilizados”,cita a Administração em nota.
Vale lembrar que quem tiver febre deve procurar imediatamente um centro de saúde para diagnóstico clínico. No caso de sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramento, a orientação é buscar um pronto-socorro ou uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campinas.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram