FLEXIBILIZAÇÃO

Multidão ignora Covid-19 e lota ruas para compras

Apesar de pandemia, filas e empurra-empurra marcaram ontem o centro de Campinas, na véspera do Dia dos Pais

Gilson Rei
09/08/2020 às 09:58.
Atualizado em 28/03/2022 às 19:17
Rua 13 de Maio na manhã de sábado (8): população esquece o risco do novo coronavírus e vai às compras sem respeitar as normas de distanciamento (Agência Estado)

Rua 13 de Maio na manhã de sábado (8): população esquece o risco do novo coronavírus e vai às compras sem respeitar as normas de distanciamento (Agência Estado)

Uma multidão saiu às compras e marcou a véspera do Dia dos Pais neste ontem, em Campinas. Filas e muito empurra-empurra foram as marcas registradas da reabertura das lojas, dentro da fase amarela do Plano SP, feita por antecipação pelo prefeito Jonas Donizette (PSB). Milhares de pessoas resolveram deixar de lado o isolamento social nesta pandemia e foram às compras para comemorar o Dia dos Pais. O movimento intenso foi registrado também em regiões de comércio em vários bairros da cidade. Outro fator que gerou aglomeração foi a abertura de três agências da Caixa Econômica Federal, sendo duas no Centro (avenida Francisco Glicério e rua Conceição) e uma no distrito do Ouro Verde (avenida Suaçuna, Vila Aeroporto). A abertura destas agências foi até o meio-dia, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com a mudança para a fase amarela, o comércio e os shoppings (incluindo praças de alimentação em local aberto ou arejado) estão podendo funcionar durante seis horas por dia, e abrir restaurantes, bares, salões de beleza e academias. Os estabelecimentos abertos devem seguir os critérios técnicos dos protocolos de reabertura segura das atividades, além de terem que fazer a Declaração de Estabelecimento Responsável, com recomendações do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde. O Termo de Responsabilidade deve ser fixado no estabelecimento em local visível. A capacidade de atendimento poderá ser ampliada de 20% para 40%. Os restaurantes podem operar apenas em espaço aberto ou local arejado, durante seis horas por dia. Os proprietários deverão escolher o horário de funcionamento entre 6h e 17h – podendo dividir as seis horas em períodos diferentes. No caso dos restaurantes de shoppings a abertura deverá seguir o horário estabelecido pelos centros comerciais. As lojas de rua poderão funcionar durante a semana das 10h às 16h e aos finais de semana das 9h às 15h. Já os shoppings funcionarão em horários diferenciados divididos em dois grupos. Um grupo do meio-dia às 18h (Iguatemi, Galleria, Unimart, Spazio Ouro Verde, Jaraguá e Prado Boulevard). Outro grupo das 15h às 21h (Parque D. Pedro Shopping, Parque das Bandeiras e Campinas Shopping). Aos domingos os dois grupos vão funcionar do meio-dia às 18h. Os parques públicos e clubes vão abrir gradualmente para atividades individuais a partir de 15 de agosto. Os templos religiosos poderão voltar a receber público com mais de 60 anos e com 40% de capacidade de ocupação dos locais. Voltam também a abrir as autoescolas com aulas práticas de direção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por