MISTÉRIO

Multas 'somem' da central de dados da Emdec

Secretário de Transporte, Sérgio Benassi, afirma que técnicos tentam recuperar informações

Patrícia Azevedo
06/02/2013 às 06:30.
Atualizado em 26/04/2022 às 05:36
Emdec tenta recuperar o banco de dados com multas em Campinas (Leandro Ferreira/AAN)

Emdec tenta recuperar o banco de dados com multas em Campinas (Leandro Ferreira/AAN)

Uma pane no servidor da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) provocou a perda do banco de dados sobre as multas aplicadas em Campinas.

A falha aconteceu no último dia 25 e desde então os processos de revisão de multas, emissão de segunda via e de históricos de infrações para concessão de licenças de operação a taxistas e motoristas do sistema de transporte alternativos estão paralisados.

A Emdec admite o problema, mas nega que tenha perdido as informações sobre as multas. Uma fonte do Correio, no entanto, confirma a perda de dados e diz que boa parte do banco de dados deverá ser refeito manualmente.

“Não perdemos os dados, estamos tentando recuperar essas informações”, afirmou o secretário de Transporte e presidente da Emdec, Sérgio Benassi (PCdoB).

Benassi confirmou, no entanto, que os técnicos ainda não sabem a quantidade de informações que poderá ser recuperada.

“Identificamos o problema e uma equipe vem trabalhando na montagem de um novo servidor. Ainda não sabemos o quanto dos dados terão que ser repostos de forma manual”, disse.

O secretário afirmou que a autarquia trabalhava com apenas um servidor e com a pane ficou sem um backup dos dados. Não havia um servidor redundante para evitar que o serviço fosse prejudicado.

“É uma deficiência que veio da gestão anterior. A Emdec não tinha um servidor redundante que poderia manter os serviços em funcionamento em caso de pane”, afirmou.

Quem visita o site da Emdec não consegue consultar o histórico de multas. Taxistas e motoristas do sistema de transporte alternativo precisam apresentar um histórico com a relação de multas para solicitar a renovação da permissão para trabalho. A pane paralisou a realização desse serviço.

Os processos de revisão de multas também ficaram paralisados com a pane, mas Benassi diz que os usuários não serão prejudicados. “As pessoas não vão perder o desconto no pagamento antecipado de multas. Todos os casos serão analisados de forma individual sem prejuízo da população, que não pode ser penalizada por causa de uma falha no setor de informática”, afirmou.

Leia mais nos jornais do Grupo RAC do dia 6/2/2013

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por