viracopos

Movimento ratifica retomada gradual

Aeroporto Internacional de Campinas registra aumento de passageiros pelo 5º mês consecutivo

Henrique Hein
16/10/2020 às 07:36.
Atualizado em 27/03/2022 às 22:00
O Aeroporto de Viracopos adotou procedimentos especiais para proteção de passageiros: regras sanitárias rígidas para evitar o contágio (Leandro Ferreira/AAN)

O Aeroporto de Viracopos adotou procedimentos especiais para proteção de passageiros: regras sanitárias rígidas para evitar o contágio (Leandro Ferreira/AAN)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou em setembro deste ano um novo indicativo de retomada gradual de passageiros por parte das companhias aéreas que operam no terminal. Apesar de os dados acumulados em 2020 ainda estarem abaixo dos resultados obtidos pelo complexo no mesmo período do ano passado, em razão da pandemia, houve alta de movimentação de passageiros pelo quinto mês consecutivo. Ao todo, 564.7 mil pessoas circularam em setembro pelas áreas de embarque e desembarque do terminal. Trata-se de um aumento de 20% em relação ao mês de agosto, quando a movimentação foi de 454,2 mil pessoas, contra 383,2 mil em julho; 305,4 mil em junho, e 226,5 mil em maio. A previsão agora é que o mês de outubro apresente nova alta, com mais de 650 mil passageiros. No acumulado dos primeiros nove primeiros meses deste ano, a queda de passageiros em Viracopos é de 43,6% em relação ao mesmo período de 2019. Até o mês de fevereiro de 2020, antes da pandemia assolar o Brasil e o mundo, o aeroporto vinha apresentando altas seguidas de passageiros, ao ponto de ter chegando a obter uma série de 17 altas mensais seguidas. Em janeiro deste ano, por exemplo, o aeroporto chegou a transportar 964.792 com crescimento de 8,35% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Pousos e decolagens Durante a pandemia, o aeroporto de Viracopos ainda chegou a ter queda do número de voos de passageiros de 330 movimentos (pousos e decolagens) por dia, em média, para 34 por dia (em março) e 56 por dia (em abril). No mês de maio, houve pequeno crescimento para 72 pousos e decolagens por dia. Já em junho, houve nova elevação por parte das companhias aéreas, chegando a 84 pousos e decolagens diárias. Em julho, o movimento chegou próximo dos 130 pousos e decolagens. Em agosto, os movimentos chegaram a 165 e, em setembro, superaram a marca dos 200 registros por dia. Contágio Durante a pandemia da Covid-19, o aeroporto de Viracopos ampliou o processo de desinfecção especial de todo o terminal de passageiros. A iniciativa visou — e ainda visa — minimizar a propagação do vírus diante do cenário da retomada gradual de voos. O complexo também tomou uma série de outras medidas de segurança, como a instalação de uma câmera térmica de medição de temperatura no momento em que os passageiros apresentam o bilhete de embarque. Também foram instalados 130 suportes de álcool em gel nos terminais de passageiros, cargas, estacionamentos e áreas administrativas. As sinalizações nos saguões e na praça de alimentação ainda foram remodeladas, visando elevar o nível de orientação e conscientização dos passageiros. Além disso, desde o início de março, o aeroporto instituiu um Comitê de Gestão especialmente para gerenciar as questões relacionadas a enfermidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por