PÓS-PANDEMIA

Movimento em hotéis da região aumenta com a retomada dos eventos

Taxa de ocupação fechou em 55,28% em abril, ante 50,28% de março

Rodrigo Piomonte
12/05/2022 às 09:17.
Atualizado em 12/05/2022 às 09:40
Evento corporativo em centro de convenções de uma rede de hotéis em Campinas: mercado aquecido (Kamá Ribeiro)

Evento corporativo em centro de convenções de uma rede de hotéis em Campinas: mercado aquecido (Kamá Ribeiro)

Impulsionada pelos eventos corporativos e pelo turismo de lazer, a rede hoteleira da Região Metropolitana de Campinas (RMC) encerrou o mês de abril com nova alta na taxa de ocupação. A média em abril foi de 55,28%, ante 50,28% de março. Para o setor, os números comprovam a volta dos hóspedes aos hotéis iniciada no final de 2021 e que já é superior à fase pré-pandemia.

Os dados fazem parte da pesquisa de acompanhamento mensal realizada pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB), entidade que trabalha pelo fomento do turismo e representa os hotéis e empresas de toda a cadeia ligada a eventos na RMC.

Segundo o levantamento, a hotelaria econômica teve melhor desempenho em abril, com a taxa média de ocupação atingindo 58,77%, superior aos 52,65% do mês anterior. Já a categoria Midscale, intermediária, fechou abril com 51,78%, ante 47,90%. Na RMC, a taxa média de ocupação vem em ascensão desde dezembro.

Para a rede hoteleira da RMC, que tem como principal negócio os eventos corporativos, congressos e formaturas, tradicionalmente a demanda começa a aumentar a partir de março. A expectativa do setor é de que a ocupação se mantenha até o final do ano.

Assim como o turismo de negócios, o chamado turismo de lazer, no qual os turistas aproveitam para passar o final de semana para descansar e conhecer os atrativos, parques e a gastronomia, também vem contribuindo para a recuperação da rede regional.

Para o presidente do CRC&VB, Vanderlei Costa, os indicadores de ocupação trazem uma perspectiva positiva. "Estamos vendo a volta dos eventos corporativos e outros eventos e shows, que contribuem para a volta dos hóspedes", conta.

Pesquisa mensal realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, colocou Campinas no topo das cinco cidades que têm índices de satisfação superiores a 90%, e acima da média das dez cidades monitoradas pelo Estado sob o aspecto turístico, incluindo o da capital.

De acordo com o ranking de vocação turística, Campinas lidera com 93,78% de nível de manifestações positivas por parte de turistas que visitaram a cidade em 2022. "Este índice é muito importante e mostra que tanto Campinas como todas as cidades da Região Metropolitana de Campinas possuem uma ótima infraestrutura hoteleira, de lazer e gastronômica para atender a demanda dos turistas e empresários", completa o presidente da entidade.

O nível de satisfação atribuído a Campinas supera o de cidades paulistas com outros atrativos como Santos, 93,65%, Aparecida, 91,95%, Ribeirão Preto, 91,51%, e Eldorado, 90,05%. O monitoramento realizado pelo CIET cobre vários tipos de turismo, como o religioso, aventura, ecológico, praias, lazer, serra e o de negócios, e pode ser conferido por meio de um painel on-line criado para acompanhar a reputação de dez cidades do Estado.

A capital paulista aparece entre as dez cidades, com nível de manifestação positiva de 85,91%. No Estado, a média das dez cidades mostra que 87,4% das manifestações são positivas, 6% neutras e 6,5% negativas. As outras cidades que estão com sua reputação turística avaliada pela ferramenta são Brotas, Campos do Jordão e Ilhabela. 

As fontes que abastecem os dados da ferramenta são as postagens e interações de turistas e visitantes feitas no Google e TripAdvisor, monitoradas pela Reviewpro, ferramenta utilizada por destinos, atrativos privados e meios de hospedagem. Pela ferramenta, os usuários do TripAdvisor, canal específico para viajantes, são mais críticos que os do Google.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por