NEW CONTENT RAC

Movimento Educação Sempre desenvolve ações para colocar a escola pública em evidência

Da Redação
05/11/2023 às 13:21.
Atualizado em 06/11/2023 às 13:25
Um dos eventos da Semana da Educação, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro: tema central de reflexão foi “A educação integral e integrada” (Divulgação)

Um dos eventos da Semana da Educação, que ocorreu entre os dias 23 e 27 de outubro: tema central de reflexão foi “A educação integral e integrada” (Divulgação)

Com a proposta de contribuir para o processo de aprendizagem de leitura e escrita e ampliar a qualidade do ensino em Campinas, cerca de 200 professores da rede pública estadual encerram, em dezembro, um curso de formação que tem como tema a Alfabetização como Direito da Criança e do Adolescente, ministrado pelo Grupo de Estudos Alfabetização em Diálogo (GRUPAD), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os participantes foram convidados pelas diretorias de ensino do município.

A iniciativa de capacitação dos docentes é do Movimento Educação Sempre, lançado em 2022. Trata-se de uma ação coletiva composta pela Fundação Educar, Fundação FEAC, Secretaria Municipal de Educação de Campinas, Diretorias de Ensino Leste e Oeste e representantes da Secretaria Estadual de Educação.

Os projetos desenvolvidos pelo coletivo são direcionados aos professores da rede pública de Campinas (estadual e municipal), do Ensino Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. Segundo a especialista em Educação da FEAC, Talita Toledo, as ações contemplam docentes, mas também gestores de educação e estudantes.

São quatro as ações desenvolvidas pelo Movimento Educação Sempre. Uma delas é o Grupo de Trabalho Alfabetização e Letramento, direcionado para a formação de professores dos terceiros e sextos anos das escolas públicas estaduais de Campinas, com o objetivo de contribuir para o processo de aprendizagem de leitura e escrita em uma perspectiva discursiva de todos os participantes. Esse Grupo de Trabalho é uma das ações em andamento. O curso, que é ministrado de forma on-line, teve início em março deste ano e se encerra em dezembro próximo.

Outra ação em execução é a Cidade Leitora, que consiste no mapeamento dos espaços de promoção e incentivo à leitura na cidade de Campinas, como bibliotecas públicas e comunitárias. A identificação dos locais resultará na construção de um mapa para facilitar o acesso dos pontos de leitura à população. O resultado do mapeamento estará concluído em dezembro e o mapa está programado para ser lançado em 2024. A Secretaria de Cultura é parceira desse projeto.

"Campinas dever ser reconhecida como uma cidade leitora e, para isso, é preciso desenvolver o hábito de leitura entre os cidadãos", defende o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge. As estratégias para viabilizar essa proposta são propiciar o acesso às bibliotecas e aos livros, além de estimular a leitura entre as crianças em idade escolar.

As Metodologias Participativas e Tecnologias Digitais é a terceira ação do Movimento Educação Sempre. Nesse projeto, foi desenhada a Pesquisa Diagnóstica sobre tecnologias digitais nas escolas e metodologias participativas nas práticas docentes em Campinas. Essa ação ainda está em formulação para ser implementada. Compõem o Grupo de Trabalho responsável pelo tema os representantes das diretorias de ensino, da FEAC e da Secretaria da Educação, Fundação Educar, além de professores especialistas.

A última estratégia é a Semana da Educação, um evento que acontece no município de Campinas para todas as escolas da rede pública. Com duração de cinco dias, a Semana da Educação oferece rodas de conversas aos educadores e estudantes, explica Talita Toledo. Neste ano, o tema central foi 'A educação integral e integrada'. O evento entre os dias 23 e 27 de outubro.

Para o secretário de Educação de Campinas, a proposta do Movimento Educação Sempre é sensibilizar a sociedade para que a educação seja uma agenda importante no município. "O ponto de partida para a evolução do ser humano é a educação e, portanto, essa deve ser a agenda permanente não apenas do governo, mas das empresas, dos gestores escolares, dos professores, alunos e pais", acrescenta a diretora executiva da Fundação Educar, Isabela Pascoal Becker. Segundo ela, o Movimento Educação Sempre existe para que "Campinas se torne uma inspiração de transformação na educação pela grandiosidade de sua proposta".

O superintendente socioeducativo da Fundação FEAC, Jair Resende, considera que o Movimento Educação Sempre coloca em pauta ações emergenciais e discussões importantes para o avanço da educação pública de Campinas. "Nós acreditamos no trabalho em rede e em como ele pode fortalecer e qualificar a educação no município".

Ainda conforme Resende, "hoje a FEAC investe no Movimento e participa ativamente do núcleo de articulação com o objetivo de criar ações continuadas e incentivar as parcerias na área da educação."

Em 2023, os realizadores do Movimento Educação Sempre foram: Secretaria Municipal de Educação, diretorias de ensino de Campinas, Fundação Educar e FEAC.

HISTÓRIA

A história do Movimento Educação Sempre começa em 2007, com o lançamento do Compromisso Campinas pela Educação, sob coordenação executiva de Arnaldo Rezende, da Fundação FEAC, sendo a Semana da Educação sua principal ação.

Por iniciativa da FEAC, em 2019, outras instituições que já eram parceiras na execução da Semana de Educação são convidadas a comporem o projeto.

Em 2020, consolidou-se o comitê de governança na construção da Semana da Educação. Naquele momento, os integrantes do comitê optaram por escolher os três principais desafios, que em suas perspectivas exigiam maior "entendimento" e "atenção". Foram definidos os seguintes desafios: Alfabetização; Tecnologias nas Escolas e Metodologias Ativas nas Práticas Docentes e Evasão Escolar.

No ano de 2022 foi lançado o Movimento Educação Sempre, que passa a executar três grupos de trabalho: Alfabetização como Direito da Criança, Metodologias Participativas na Prática Docente e Tecnologias Digitais na Escola e Cidade Leitora.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por