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Motorista veta corrida e o cliente fica na mão

Um dos motoristas, que pediu para não se identificar, revelou que essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre os motoristas da cidade

Henrique Hein
01/07/2018 às 09:07.
Atualizado em 28/04/2022 às 14:28
Segundo as denúncias, tudo começa quando os solicitantes revelam o local de destino, o que vale como base para o cálculo do rendimento (Leandro Torres)

Segundo as denúncias, tudo começa quando os solicitantes revelam o local de destino, o que vale como base para o cálculo do rendimento (Leandro Torres)

Usuários do transporte de passageiros por aplicativo em Campinas estão enfrentando um problema recorrente no que diz repeito à utilização do serviço disponibilizado. Isso porque muitos motoristas, ao avaliar que a corrida não é vantajosa para eles, enviam uma mensagem pedindo para que o cliente cancele a sua corrida. Além de inconveniente, a atitude esconde por trás um detalhe: se a viagem não for finalizada por ele, o motorista ganha uma porcentagem do valor da corrida não realizada — o mesmo não aconteceria, se ele fosse o responsável pelo cancelamento. Um dos motoristas, que pediu para não se identificar, revelou que essa prática tem se tornado cada vez mais comum entre os motoristas da cidade. Ele explicou que quando um profissional do aplicativo aceita a corrida, a única informação disponível do usuário é o local de partida em que ele encontra-se localizado. “Muitos motoristas se aproveitam disso e perguntam no chat de conversa para onde eles vão, com o intuito de saber se vale a pena ou não realizar a corrida”, explicou. Apesar de condenar a atitude, o entrevistado confirmou que há casos em que os aplicativos de transporte geram prejuízo. “Houve uma vez, eu estava no Centro e acabei pegando uma corrida de uma pessoa que estava em Sousas. Cheguei lá e andei menos de 3km com o passageiro. Pra mim, foi terrível financeiramente, mas eu completei a viagem. Tem muita gente que não faz isso e opta por lucrar em cima das taxas de cancelamento”, revelou o motorista. O estudante João Victor Rodrigues, de 23 anos, conta que já passou por essa situação quando tentava voltar para casa depois de uma festa. A situação relatada por ele é a mesma citada pelo motorista entrevistado. “Eu chamei o carro e o aplicativo me falou que era para o motorista chegar em 15 minutos. Como era uma área um pouco mais afastada da cidade, então pra mim era tranquilo esperar todo esse tempo, só que passou uns 5 minutos e o cara me mandou uma mensagem me perguntado onde eu queria ir. Eu respondi e ele me pediu se eu não poderia fazer a gentileza de cancelar a corrida, porque ficaria difícil pra ele me buscar. Eu falei que não e ele começou a discutir comigo”, comentou. A autônoma Marcela Santos disse que ao menos três motoristas de dois aplicativos diferentes já pediram para que ela cancelasse viagem. “Nas vezes em que isso aconteceu, eles me mandaram mensagem me perguntando qual era o meu destino final. Em todos os casos, eles me pediram pra cancelar a viagem pra que não perdessem pontos no aplicativo”, comentou. Vale lembrar que caso um motorista adquira uma avaliação ruim dos passageiros ou deixe de atender (cancelar) uma quantidade razoável de chamadas, sua conta no aplicativo é cancelada pelas respectivas empresas. Empresas condenam as irregularidades Procurada pela reportagem, as empresas Uber e Cabify condenaram as atitudes dos motoristas que praticam a irregularidade. As empresas informaram que tomam todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de situação venha a prejudicar seus usuários — as empresas reforçam ainda que, em caso de anormalidades, as situações podem ser denunciadas por meio de seus canais de atendimento. Em contrapartida, a 99 informou que não cobra taxas pelo cancelamento de corridas feitas pelo passageiro e que o condutor não tem ganhos quando seu cliente cancela uma corrida.

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