Funcionários da concessionária Rota das Bandeiras, que administra a via, iniciaram os trabalhos de recuperação profunda do pavimento na faixa de rolamento da direita
Pista é conhecida como "faixa pesada": é frequentemente usada por veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, e com isso acaba sofrendo um desgaste maior (Camila Moreira/ AAN)
O motorista que utiliza o trecho urbano da Rodovia D. Pedro I, em Campinas, deve redobrar a atenção ao trafegar pelo local no período da noite e na madrugada. Nesta quarta-feira (22), funcionários da concessionária Rota das Bandeiras, que administra a via, iniciaram os trabalhos de recuperação profunda do pavimento na faixa de rolamento da direita. A pista é conhecida como "faixa pesada". Ela é frequentemente utilizada por veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, e com isso acaba sofrendo um desgaste maior.Ao todo, os operários atuarão em um trecho de 10 quilômetros. A primeira etapa do trabalho de recuperação segue até o próximo domingo. Se chover, poderá haver interrupção no processo e o prazo de finalização da pavimentação será prorrogado. A reparação ocorre sempre no período noturno para minimizar os transtorno aos motoristas que trafegam pelo local.Nesta primeira etapa, 30 homens trabalham no recapeamento entre os quilômetros 143 e 145 da pista norte, do Trevo dos Amarais ao entroncamento com a Rodovia Anhanguera. O trabalho tem previsão de ser concluído na madrugada de domingo.Durante os quatro dias, haverá a interdição da faixa da direita e do acostamento entre às 22h e 5h. Nas semanas seguintes, serão realizadas operações na pista sul (sentido Jacareí), entre os kms 137 e 136 e do km 133 ao km 128.Motoristas que costumam utilizar esse trecho da rodovia já percebeu a necessidade de um trabalho de recuperação do pavimento. Principalmente na pista da direita e na central. Em muitos trechos o asfalto está deteriorado, em alguns pontos com fomação de buracos e em outros, principalmente na pista da direito, a pista já formou ondulações o que pode causar avaria nos veículos."Tem um trecho muito ruim, um pouco antes do Galleria Shopping. Lá, além dos asfalto deteriorado, há ondulações na pista. Muitas parecem buracos largos e rasos, que causam instabilidade no veículo em alta velocidade" , reclamou o motorista Ricardo Fontes, que mora no bairro São Quirino e utiliza a estrada para ir ao trabalho na região da Nova Campinas.A professora Karina Dias, que também utiliza diariamente o trecho, reclamou da pista entre os shoppings. "O trecho é bem carregado de veículos, tanto de manhã como à tarde. Dá pra ver que a parte entre os shoppings Iguatemi e Galleria, estão bastante desgastados. Tanto na pista Sul, quanto na Norte. Fico aliviada de saber que a recuperação já vai acontecer e de madrugada, período menos prejudicial para quem usa a via para deslocamentos mais curtos e mais rápidos" , analisou.Para evitar colisões e acidentes a concessionária que administra a via já montou sinalização especial. Mas alerta que os motoristas redobrem a atenção e reduzam a velocidade ao trafegar pela região em obras. Rodovia remodeladaA D. Pedro está recebendo em diversos trechos obras para melhorar a fluidez da via - uma das mais movimentadas e que recebe cerca de 50 mil veículos por dia, em Campinas. A região do Trevo do Carrefour é um dos trechos que passa por ampla reformulação. No começo deste mês o trânsito no local foi bloqueado parcialmente para o içamento de quatro vigas de concreto na altura do km 133, que servirão de apoio para uma das novas alças do Trevo do Carrefour. O dispositivo integra o trecho em obras das marginais da SP-065, que é de 5,4 quilômetros, entre o trevo da Leroy Merlin, no km 129, e o entroncamento com a rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340), no km 134. Quando for concluído, este trecho irá se conectar às marginais já existentes entre o km 134 e o km 140, no Trevo de Barão Geraldo.Além do Trevo do Carrefour, outros três passam por modificações: Walmart, Galleria e Ponte Anhumas. As novas pistas irão ampliar em 66% a capacidade de tráfego na rodovia. Quando estiver pronta, a marginal integrada terá 36,2 quilômetros e o papel de diluir o tráfego da pista expressa, servindo de apoio a quem quer transitar entre os bairros, no perímetro urbano. Pelas faixas expressas deverão passar majoritariamente os motoristas que realizam viagens. O investimento da concessionária é de R$ 163 milhões.