REFERÊNCIA

Mostra exalta Instituto Pe. Haroldo

Imagens resgatam os 40 anos de história da entidade, voltada ao socorro aos narcodependentes

Rogério Verzignasse
11/09/2018 às 07:26.
Atualizado em 22/04/2022 às 04:46
Visitante observa painéis com as fotos das atividades coordenadas pelo padre Haroldo: tecnologia CR Code está presente na mostra itinerante (Thomaz Marostegan/Especial para a AAN)

Visitante observa painéis com as fotos das atividades coordenadas pelo padre Haroldo: tecnologia CR Code está presente na mostra itinerante (Thomaz Marostegan/Especial para a AAN)

Uma exposição itinerante com cem fotografias históricas celebra os 40 anos do Instituto Padre Haroldo (IPH), que ficou famoso no Brasil inteiro por conta do acolhimento terapêutico a narcodependentes. Desde a fundação, 12 mil pessoas passaram pelo tratamento que associa cuidados médicos e fortalecimento espiritual. A mostra, montada em dez biombos especiais, pode ser visitada até sexta-feira no Paço Municipal. A partir do dia 17, as fotos serão expostas no saguão da Estação Rodoviária e na Praça José Bonifácio. As imagens resgatam as atividades do jesuíta norte-americano Haroldo Rahm por aqui. Há, por exemplo, fotos que remetem à doação dos 13 alqueires da Fazenda Senhor Jesus, na região do Gargantilha, embrião do instituto onde usuários de drogas e álcool do Brasil buscaram socorro e recomeçaram a vida. Os biombos destacam etapas do trabalho, focam personalidades, revelam a evolução gradual da estrutura física do instituto e, claro, registram o cotidiano de um padre que ficou famoso andando de bicicleta pela cidade toda, e pregando. As fotos foram selecionadas e organizadas pela diretora voluntária Lúcia Sdóia e pela coordenadora de comunicação Elaine Oliveira. “O mais interessante da mostra é que a tecnologia QR Code Reader permite ao visitante acesso a um texto explicativo sobre cada imagem clicada, com o uso do celular”, diz Elaine. Evolução Atualmente, o Instituto Padre Haroldo (IPH) não se limita a ajudar narcodependentes. O grupo também presta assistência a famílias em situação de risco. Oferece acolhimento, assistência social e atividades socioeducativas por toda a cidade. Há promoção de atividades esportivas, de lazer e reforço alimentar. O instituto mantém casas de passagem; repúblicas; abrigo para gestantes; serviços de capacitação profissional; projetos de criação de renda e empreendedorismo. Uma estrutura — que custa cerca de R$ 12 milhões a cada ano — conta com a ajuda de repasses do Município, do Estado e da União. Mas é imprescindível a colaboração espontânea dos campineiros. Cada um ajuda como pode, com o quanto pode, para manter serviços de excelência. Jantar Além da mostra, os 40 anos do instituto também serão lembrados em um jantar beneficiante, marcado para dia 26, no L'Alouette, no Cambuí. Os ingressos individuais podem ser adquiridos por R$ 130,00, pelo telefone (19) 3794-2549.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por