Dados oficiais também revelam recuo de 80% nos óbitos por acidentes de bike
Agente de mobilidade urbana da Emdec orienta motociclistas em campanha de educação no trânsito (Kamá Ribeiro)
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou uma queda de 15% no número total de óbitos relacionados a acidentes de trânsito no mês de abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. No ano passado, foram registradas 78 mortes por acidentes, em contraste com as 66 registradas em 2023. Esses dados foram divulgados pelo Infosiga SP - sistema gerenciado pelo programa Respeito à Vida e pelo Detran-SP, órgão do Governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o Infosiga, uma análise dos números da região também revelou uma queda expressiva de 47% no número de óbitos em acidentes envolvendo automóveis, comparando abril do ano passado, que registrou 19 casos, com o mesmo período deste ano, que contabilizou apenas dez ocorrências. As mortes relacionadas a acidentes com bicicletas também apresentaram uma redução significativa de 80%, passando de cinco casos em 2022 para apenas um em abril de 2023.
Em nota, o Detran-SP ressaltou que, devido à flutuação desses indicadores, continua trabalhando na conscientização de condutores e pedestres por meio de campanhas, como o Maio Amarelo, que está em andamento neste mês, além de ações educativas, incluindo algumas voltadas para crianças.
Dentre essas ações educativas, destacam-se o "Clube do Bem-Te-Vi" e o "Teatro de Fantoches", realizados em parceria com a Polícia Militar. Por meio dessas iniciativas, as crianças aprendem princípios básicos de segurança e convivência no trânsito, e, posteriormente, compartilham esse conhecimento com seus pais e outros membros da família, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes de seus respectivos papéis no trânsito.
O órgão estadual de trânsito também realiza as Operações Direção Segura Integrada (ODSI) com o objetivo de conscientizar sobre os perigos de dirigir sob influência de álcool. Quando um motorista apresenta um índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro durante a fiscalização, além de cometer uma infração, ele é enquadrado em um crime de trânsito. Caso seja condenado, poderá cumprir uma pena de seis meses a três anos de prisão, de acordo com a Lei Seca, também conhecida como "tolerância zero".
Para evitar mortes e acidentes no sistema viário, é fundamental que os condutores respeitem as regras de trânsito. Com o objetivo de prevenir e reduzir esses casos, o Programa Respeito à Vida, coordenado pelo Detran-SP, envolve outras secretarias do Governo de São Paulo, como Segurança Pública, Educação, Saúde, entre outras, na realização de intervenções e campanhas para aumentar a segurança das vias urbanas. Essas iniciativas são financiadas com recursos provenientes de multas aplicadas pelo Detran-SP, em parceria com os municípios paulistas.
Segundo o especialista em trânsito e professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Creso Franco Peixoto, não há fatores concretos que justifiquem essa redução. "Não há nada de anormal nessa variação de um ano para outro. Não houve nenhuma mudança no comportamento dos motoristas em São Paulo nem alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que pudesse impor restrições aos condutores. O que se observa são campanhas de fiscalização de velocidade excessiva e a 'Lei Seca'. Essas são possibilidades importantes para trabalhar na prevenção de acidentes e podem ter influenciado essa redução".
O consultor e especialista em trânsito, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho, compartilha da mesma opinião, afirmando que houve poucas mudanças efetivas na sociedade. Ele ressalta que o trabalho de conscientização e prevenção no trânsito precisa ser intensificado, pois mesmo com uma redução proporcional de 15%, a quantidade de acidentes e óbitos ainda é alta. "No que diz respeito à redução de óbitos de ciclistas, não houve uma nova ação ou proposta na região de Campinas durante o período analisado que justificasse essa redução de 80%", afirma Mello Filho.
Luiz Vicente destaca um projeto internacional que poderia ser aplicado no Brasil com um enfoque investigativo das causas de acidentes e explica: "O programa Visão Zero enfatiza que nenhuma morte prematura no trânsito é aceitável. Essa proposta transformou o trânsito sueco em um dos mais seguros do mundo e serviu de exemplo para a implementação de sistemas seguros de mobilidade em diversos países. O projeto coloca a vida humana como prioridade máxima no planejamento do transporte. A política parte do pressuposto de que os erros humanos são inevitáveis e de que é possível reduzir os acidentes e suas consequências por meio de planejamento urbano."
MAIO AMARELO
Com o lema "Toda vida importa" o Maio Amarelo 2023, movimento intersetorial que busca alertar sobre os índices de mortos e feridos no trânsito e mobilizar a sociedade para uma cultura de segurança viária, continuam com suas ações promovidas pela Prefeitura Municipal de Campinas e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) até o fim do mês.
No ano passado, 151 pessoas morreram em 143 acidentes fatais em Campinas, sendo 76 (50,33%) em vias urbanas e 75 (49,67%) em rodovias no perímetro urbano. O excesso de velocidade e a direção após o consumo de bebida alcoólica respondem por 60% de 130 sinistros fatais analisados.
Dos 151 óbitos em 2022, 71 (47%) eram motociclistas; 48 (31,8%) eram pedestres; 25 (16,6%) ocupantes de demais veículos; e sete (4,6%) eram ciclistas. Os homens representam 88% (133) das vítimas e as mulheres 12% (18). A faixa etária entre 30 e 59 anos responde por 51,6% dos óbitos. Entre as ações da Prefeitura, estão as intervenções urbanas como a iluminação de prédios públicos; a instalação de laços amarelos iluminados em diversos pontos da cidade; e a pintura de silhuetas representando corpos em pontos onde ocorreram acidentes fatais.
Os pedestres receberão orientações sobre travessias seguras em cruzamentos com alta acidentalidade. Motociclistas serão orientados em blitze educativas e por meio de um workshop sobre condução preventiva.
Haverá um passeio ciclístico no Campo Grande no próximo domingo dia 28 e para participar não é preciso se inscrever. Basta estar na concentração que será na Praça João Amazonas, no distrito do Campo Grande. O início da atividade será às 9 da manhã. A rota do Passeio terá de 6,6 km. Mais informações estão à disposição pelo WhatsApp do evento, no telefone (19) 3772-4293.
O Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da Organização das Nações Unidas (ONU). O símbolo do Movimento é um laço amarelo, cor que simboliza atenção pela vida e a sinalização de advertência no trânsito.