RESSONÂNCIA

Mortes em hospital foram causadas por falha humana

Soro foi trocado por substância tóxica, que foi injetada nas vítimas por uma auxiliar de enfermagem

Raquel Valli
26/04/2013 às 08:20.
Atualizado em 25/04/2022 às 18:45
Informações foram dadas na tarde desta quinta-feira (25) em uma coletiva de imprensa dada na Delegacia Seccional pela comissão que apurou as causas das mortes (Rodrigo Zanotto/ Especial para AAN)

Informações foram dadas na tarde desta quinta-feira (25) em uma coletiva de imprensa dada na Delegacia Seccional pela comissão que apurou as causas das mortes (Rodrigo Zanotto/ Especial para AAN)

As mortes dos três pacientes, que fizeram ressonância magnética no Hospital Vera Cruz, em 28 de janeiro deste ano, em Campinas, foram causadas por falha humana. O soro foi trocado por uma substância tóxica, injetada nas vítimas por uma auxiliar de enfermagem. As informações foram dadas na tarde desta quinta-feira (25) em uma coletiva de imprensa dada na Delegacia Seccional pela comissão que apurou as causas das mortes.

A ex-funcionária, cujo nome não foi divulgado, estava em treinamento no hospital há dez dias e trocou as substâncias por engano. A embalagem tóxica estava na gaveta onde o soro era guardado e estava sem identificação.  

Na hora do incidente, a ex-funcionária estava sem a supervisão de um enfermeiro-chefe e/ou de um médico - só havia três auxiliares de enfermagem no local. E, ao invés de soro, ela injetou perfluorocarbono. 

As investigações contaram com laudos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Criminalística (IC).

Agora, o inquérito segue para apontar as devidas responsabilidades.

Hoje, o hospital e a RMC, empresa terceirizada que faz os exames dentro do Vera Cruz, não se manifestaram a respeito.

Com informações da repórter Fabiana Marchezi, da AAN 

LEIA MAIS NAS EDIÇÕES DOS JORNAIS IMPRESSOS DA RAC EM 26/4 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por