PERDA

Morre o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, vítima de covid-19

Político permaneceu internado por 59 dias, mas não resistiu às complicações da doença

Gilson Rei/ Correio Popular
01/04/2021 às 12:07.
Atualizado em 21/03/2022 às 22:57
O prefeito de Hortolândia Ângelo Perugini (PT), morreu na manhã desta quinta-feira (1°) em decorrência de complicações da covid-19 (Divulgação)

O prefeito de Hortolândia Ângelo Perugini (PT), morreu na manhã desta quinta-feira (1°) em decorrência de complicações da covid-19 (Divulgação)

Angelo Perugini (PSD), prefeito de Hortolândia, foi mais uma vítima fatal da covid-19. Ele morreu nesta quinta-feira (1º), às 10h15, após dois meses de luta contra a doença. O político, que completaria 66 anos no próximo dia 6 de abril, deixou um legado de luta em prol de melhores condições de vida à população de toda a região de Campinas. Deixou também três filhas.

O prefeito será sepultado hoje, às 9h, em Jacutinga (MG), cidade natal, em cerimônia restrita à família, devido às restrições impostas pela pandemia. O vice-prefeito em exercício, José Nazareno Zezé Gomes, decretou luto oficial no município por sete dias. Durante o período de luto, as bandeiras deverão ser hasteadas a meio mastro nas repartições públicas municipais.

Perugini foi internado desde o dia 1º de fevereiro, inicialmente no Hospital Samaritano, em Campinas. Com o agravamento do seu quadro de saúde, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de São Paulo, onde permaneceu entubado, recebendo todos os cuidados médicos possíveis. Entretanto, nas últimas horas de internação o prefeito apresentou complicações e perda das funções cerebrais.

A morte de Perugini teve manifestações de centenas de políticos, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o governador de São Paulo, João Doria (PSDB); o prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos); o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi; além dos deputados Rui Falcão (PT), Vanderlei Macris (PSDB), Joice Hasselmann (PSL), Rafa Zimbaldi (Solidariedade), Jilmar Tatto (PT), Nilto Tatto (PT) e Paulo Teixeira (PT).

Perugini também foi lembrado pelo ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB); pelo vereador Paulo Bufalo (PSOL); pelo ativista João Pedro Stédile (MST); e pela Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), dentre outros.

Antes de adoecer, político ajudou a distribuir vacina

Angelo Perugini era natural de Jacutinga (MG), onde foi seminarista e professor da rede estadual. Teve a maior parte da sua vida marcada pela atuação política. Foi casado com a ex-deputada federal Ana Perugini (PT), com quem teve três filhas. Atualmente, era filiado ao PSD, mas teve passagem marcante pelo PT e ainda pelo PDT, antes da sigla atual. Em seu currículo, o político atuou como coordenador da Secretaria Estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em 1985.

Em 1988, foi eleito vereador por Sumaré. Seu trabalho e sua posição de liderança popular contribuíram para que Hortolândia (até então distrito de Sumaré) fosse emancipada em 19 de maio de 1991. Ainda foi vice-prefeito de Hortolândia entre 1997 a 2000. Foi eleito prefeito de Hortolândia pela primeira vez em 2004, com 65% dos votos. Quatro anos depois, foi reeleito com 79% de votos válidos.

Ações importantes foram realizadas em oito anos de mandato, entre 2005 a 2012. As principais delas são a pavimentação de ruas, com asfalto sem custo ao morador, e a retomada das obras de saneamento básico, por meio da luta por esgoto coletado e tratado. Naquela época, Hortolândia chegou a ser destaque na mídia nacional como "a cidade média que mais cresce no país", com altos índices de empregabilidade, avanços em infraestrutura urbana e melhoria da qualidade de vida da população.

Em 2014, Perugini foi eleito deputado estadual, mas abriu mão do mandato para disputar a Prefeitura de Hortolândia novamente, em 2016, quando foi eleito com 58,20% votos. No ano passado, foi reeleito para seu quarto mandato, com 52,05%. Em março de 2020, criou o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus. O chefe do Executivo determinou a formação de um grupo de técnicos de várias áreas para atuar numa força-tarefa com a atribuição de realizar ações de prevenção e controle da doença.

Uma das últimas agendas de Perugini com o Comitê foi o recebimento do primeiro lote de vacina contra a covid-19, que chegou à Hortolândia na noite do dia 20 de janeiro. Perugini acompanhou a equipe da Secretaria de Saúde até a madrugada e, no dia seguinte, logo de manhã, iniciou a distribuição dos imunizantes nas unidades de saúde da cidade. 

Em nota divulgada à imprensa, a família de Perugini afirmou que ele era "homem humilde, pai amoroso e gestor público comprometido. Nesses 59 dias, ele lutou bravamente contra a doença, como fez a vida toda, seja pela harmonia e bem-estar da família, seja pelo desenvolvimento de Hortolândia e, principalmente, pela melhoria das condições de vida do povo", diz um trecho.

Repercussão

Lamento profundamente a morte de Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia, mais uma vítima da covid-19. Sua colaboração para a emancipação do município e desenvolvimento da região é um legado muito importante. À família e amigos, meus sinceros pêsames"

João Doria, governador de São Paulo.

"Estou consternado com a partida tão prematura do meu amigo Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, vítima da covid-19. Foram anos de cooperação em prol da RMC. Meus sentimentos à família e amigos"

Dario Saadi, prefeito de Campinas.

"Notícia triste: depois de muita agonia e sofrimento, infelizmente, faleceu o amigo Angelo Perugini, prefeito de Hortolândia. Conheci Angelo há muitos anos, décadas, quando ainda nem era vereador e ele também estava começando na vida pública. Nessa foto estávamos na última visita técnica no PS Metropolitano. Uma obra que ele sonhou muito e conseguimos realizar. Fica aqui a nossa homenagem, o nosso sentimento a ele e a cidade de Hortolândia que ele tanto amava"

Jonas Donizette, ex-prefeito de Campinas.

"Construiu e esteve conosco no Partido dos Trabalhadores por muitas décadas e sempre lutou para a melhoria das condições de vida do povo de Hortolândia, do Estado de São Paulo e do Brasil. Foi mais uma das centenas de milhares de vítimas do covid-19 que vão cedo demais, e que não precisariam ter partido se algumas autoridades tivessem assumido suas responsabilidades em busca de vacinas e tomar as medidas preventivas contra a disseminação do vírus. Todo o meu apoio e solidariedade aos familiares e amigos de Perugini e ao povo de Hortolândia"

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por