LUTO

Morre o ex-prefeito Lauro Péricles Gonçalves

Prefeitura decreta três dias de luto oficial pela morte do ex-prefeito, que marcou a história de Campinas com importantes obras

Do Correio.com
16/02/2025 às 20:49.
Atualizado em 16/02/2025 às 20:49
 (Arquivo/Sanasa (2009))

(Arquivo/Sanasa (2009))

A Prefeitura de Campinas decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-prefeito Lauro Péricles Gonçalves, que faleceu neste domingo (16), em sua residência. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

"É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Lauro Péricles Gonçalves, cuja trajetória marcou profundamente a história de nossa cidade. Ele foi um líder visionário, que dedicou sua vida ao serviço público com integridade, competência e compromisso. Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda", declarou o prefeito Dário Saadi.

Trajetória política e legado

Nascido em Monte Santo de Minas (MG), em 18 de junho de 1935, Lauro Péricles Gonçalves mudou-se para Campinas no final da década de 1950 para cursar Direito na PUC-Campinas. Sua carreira pública começou quando foi convidado pelo então prefeito Orestes Quércia para atuar na área de negócios jurídicos da administração municipal. Dois anos depois, assumiu o Departamento de Águas e Esgotos, contribuindo para a criação da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa), onde também foi presidente.

De 1973 a 1977, Lauro Péricles foi prefeito de Campinas, período em que realizou importantes obras de infraestrutura. Durante sua gestão, foram construídos o Viaduto São Paulo, conhecido como "Laurão", a Via Expressa Waldemar Paschoal e o Observatório de Capricórnio, em Sousas. Ele também foi responsável pela modernização do Hospital Municipal Mário Gatti, pela revitalização do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e pela conclusão do Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”.

Além da administração municipal, teve passagem pelo governo estadual, onde presidiu a Sabesp e a CPFL.

Incentivo à cultura

A atuação de Lauro Péricles na área cultural também foi destacada. Ele foi responsável por reformas e investimentos importantes, como a reestruturação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas sob a regência do maestro Benito Juarez, a construção da Concha Acústica da Lagoa do Taquaral e a criação do prédio da Academia Campinense de Letras. Foi ainda em sua gestão que a Cultura se desvinculou da Secretaria da Educação e passou a ter um órgão próprio, comandado pelo primeiro secretário da Cultura da cidade, Sérgio Castanho.

Despedida

Lauro Péricles Gonçalves era casado com Maria Lázara e teve dois filhos, Laura e Marco Antonio (já falecido). Seu legado permanece na história de Campinas, tanto pela infraestrutura deixada quanto pelo impacto na cultura e na gestão pública.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por