AV. JOSÉ ANGARTEN

Monitoramento em via de acesso a Viracopos receberá reforço

Duas câmeras de alta qualidade ajudarão a melhorar o fluxo viário e a segurança dos frequentadores

Da Redação
02/02/2024 às 08:50.
Atualizado em 02/02/2024 às 08:50
Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos doou dois equipamentos Full HD à Emdec; expectativa é que eles comecem a funcionar até julho (Alessandro Torres)

Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos doou dois equipamentos Full HD à Emdec; expectativa é que eles comecem a funcionar até julho (Alessandro Torres)

A Avenida José Angarten, principal via de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, terá reforço no sistema de monitoramento. Duas câmeras Full HD foram doadas pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A previsão é que elas entrem em operação ainda neste primeiro semestre.

De acordo com a concessionária que administra o aeroporto, o objetivo das instalações das câmeras é melhorar o fluxo do sistema viário, tanto na chegada quando na saída do sítio aeroportuário, “além de proporcionar mais segurança aos clientes e colaboradores do aeroporto”, segundo nota divulgada à imprensa.

Em 2023, Viracopos registrou recorde histórico de passageiros, com 12,5 milhões de pessoas embarcando ou desembarcando. Os equipamentos também devem servir para monitorar e coibir os veículos que estacionam irregularmente nos acostamentos das vias de saída e de chegada ao aeroporto. Em média, 420 mil veículos entram e saem do aeroporto por mês. 

“Essa parceria com a Emdec é extremamente importante para o Aeroporto de Viracopos, pois vai garantir melhorias no sistema viário e proporcionar mais segurança aos milhares de passageiros e colaboradores do aeroporto que utilizam as vias de acesso diariamente”, disse o diretor de Infraestrutura e Operações de Viracopos, Marco Beme.

De acordo com a concessionária, as câmeras de segurança em Full HD apresentam uma resolução melhor e oferecem uma imagem menos “granulada”, ou seja, mais nítida. Isso significa que a qualidade da imagem é melhor do que as câmeras que não apresentam essa tecnologia. Os equipamentos vão proporcionar a identificação mais precisa de todos os veículos que entram e saem do aeroporto 24h por dia.

OPERAÇÃO VIAGEM SEGURA

Para coibir o transporte clandestino de passageiros por aplicativo e verificar outras infrações de trânsito, a Emdec promoveu, na quarta-feira (31), a ‘Operação Viagem Segura’ no Aeroporto de Viracopos, que resultou em 16 atuações e 12 remoções ao Pátio Municipal, sendo duas pela prática de transporte não regulamentado.

A ação foi nas avenidas José Amgarten e 14 Bis, envolvendo a Guarda Municipal e as polícias Civil, Federal e Militar, além de equipes da segurança da concessionária Aeroportos Brasil. Das 16 autuações, nove foram aplicadas a motocicletas, seis a automóveis e uma a van. Além dos dois veículos que realizam transporte clandestino autuados e removidos ao Pátio, dois condutores de motocicletas foram autuados por irregularidades nos escapamentos e duas autuações foram aplicadas a motoristas que prestavam transporte por aplicativo sem o uso do QR Code. Seis motos e seis carros foram removidos ao Pátio.

No total, foram abordados 29 veículos no total, sendo 21 motocicletas, sete carros e um utilitário. Nas abordagens de segurança, as forças policiais interpelaram 39 pessoas.

“Foi a primeira operação integrada focada no combate ao transporte clandestino de passageiros na região do aeroporto. Preservar a segurança da população é o principal objetivo. Nossa recomendação é que os usuários só utilizem o transporte de passageiros dentro das plataformas cadastradas no município”, disse o gerente de Fiscalização e Operação da Emdec, Claudionir Thomas De Sá.

O gerente de Segurança do Aeroporto de Viracopos, Wesley Ramos Correa, destacou que “por meio dessas ações coordenadas e do engajamento de todas as partes envolvidas, a 'Operação Viagem Segura' reafirma o compromisso com a segurança viária e o combate ao transporte clandestino, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro e organizado para todos os usuários das vias públicas do aeroporto”.

Em Campinas, a Resolução Municipal nº 84/2018 disciplina o serviço remunerado para transporte individual de passageiros por aplicativo. Para prestar o serviço no município, é preciso manter relação direta com as empresas escolhidas para a intermediação de suas viagens. Os veículos devem exibir identificação visual com QR Code, no vidro dianteiro ou no painel frontal do veículo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por