CAMPINAS

Missa lembra 17º ano de morte de Magalhães Teixeira

O atual vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira postou o convite no Facebook; missa será na Catedral

Moara Semeghini
27/02/2013 às 07:28.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:59
O prefeito de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira (Arquivo Pessoal)

O prefeito de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira (Arquivo Pessoal)

Na próxima sexta-feira (1º), às 18h15, uma missa na Catedral Metropolitana de Campinas lembrará o 17º ano de morte do prefeito morto de Campinas José Roberto Magalhães Teixeira.

Seu filho, atual vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira (foto) postou o convite para a missa em sua página no Facebook nesta quarta-feira (27).

Chamado carinhosamente de Grama, Magalhães Teixeira foi prefeito de Campinas duas vezes de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Morreu em um ano bissexto aos 58 anos, dia 29 de fevereiro de 1996, no exercício de seu segundo mandato, vítima de câncer.

Magalhães Teixeira foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB, em 1988.

Em 1994, atingiu relevância ao lançar em Campinas o Programa de Renda Mínima, que destinava um complemento em dinheiro à renda de famílias abaixo da linha da pobreza (consideradas miseráveis). O Renda Mínima é considerado o percursor de outros programas sociais como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, lançados posteriormente. 

Para poder receber o dinheiro, a família inscrita no programa deveria morar em Campinas há pelo menos dois anos; manter os filhos matriculados na escola; receber periodicamente funcionários da Assistência Social em suas casas e frequentar cursos profissionalizantes, além de outras obrigações. O dinheiro distribuído às famílias era retirado pelas mulheres (mães ou avós). 

Ele também implantou uma linha telefônica para comunicação direta entre comunidade e prefeitura, o 156. Até hoje, é possível ligar para o 156 para que cada cidadão deixe sugestões, críticas e dúvidas para o prefeito. Foi também em sua gestão que Campinas se tornou a primeira cidade do País a incluiu flúor na água tratada que chegava às residências, a fim de melhorar a saúde bucal da população.

Grama foi relator do projeto que regulamentou a Lei de Franquias no Brasil, além de outros.

O anel viário da Rodovia José Roberto Magalhães Teixeira, em torno de Campinas, recebeu este nome em sua homenagem.

Confira o convite feito pelo vice-prefeito:

Caros Amigos,

Na próxima sexta feira, 01/03/2013 na Catedral Metropolitana de Campinas, realizar-se-á uma missa referente ao 17º ano de falecimento do meu pai, o ex-Prefeito José Roberto Magalhães Teixeira.

Tomo a liberdade para convidá-lo a participar dessa homenagem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por