educação lúdica

Minicidade reabre com novidades para garotada

Circuito tem iluminação em LED e medidas de acessibilidade

Da Agência Anhanguera
23/10/2020 às 08:07.
Atualizado em 27/03/2022 às 19:36
Projeto da Emdec é voltado para crianças com idades entre 5 e 11 anos (Matheus Pereira/AAN)

Projeto da Emdec é voltado para crianças com idades entre 5 e 11 anos (Matheus Pereira/AAN)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) ativou, em sua sede, uma minicidade, espaço que simula a circulação em ambiente urbano. A iniciativa integra uma série de ações direcionadas a educação e preservação de vidas no trânsito. O equipamento tem área total de 284 metros quadrados e simula, em escala reduzida, uma rua, ciclofaixa, calçadas, travessias de pedestres e abrigo de ônibus adaptado. O circuito conta com sinalização viária e cicloviária horizontal (solo) e vertical (placas), quatro focos semafóricos e três vagas exclusivas. A iluminação é em LED e foram implantadas medidas de acessibilidade. O projeto é voltado para crianças de 5 a 11 anos (anos finais da Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e complementa, com atividades práticas e lúdicas. De acordo com a Emdec, a visitação à minicidade promove reflexões sobre os atuais modelos de trânsito e transporte, estimulando a construção de cidades mais humanas e sustentáveis. A estrutura teve investimento estimado em R$ 134 mil, incluindo aquisição de equipamentos (bicicletas e capacetes) e recursos operacionais. A minicidade foi idealizada por técnicos da Emdec e executada com mão de obra própria. Por conta da pandemia, a abertura do espaço, na última quarta-feira, foi experimental, restrita aos filhos dos funcionários da Emdec. Como medida de prevenção ao contágio, as visitas foram autoguiadas – cada colaborador recebeu material de orientação para uso pedagógico do espaço. Passado o período de enfrentamento da pandemia, a estrutura receberá visitas agendadas do público externo, supervisionadas por educadores da Emdec. Na minicidade, o público vivencia situações reais de mobilidade urbana. As crianças são estimuladas a adotar comportamentos seguros ao vivenciarem os diferentes modos de deslocamento (como pedestres, ciclistas e usuários do transporte público). Como forma de estimular a mobilidade ativa e o uso do transporte coletivo, a criança não exerce os papeïs de futuro motorista ou motociclista. Entre os conceitos abordados durante a experiência estão a segurança viária; a democratização do espaço público, com acessibilidade e inclusão; a preservação do meio ambiente; e a priorização dos meios de transporte não motorizados, coletivos e sustentáveis. Futuramente, um parklet (extensão da calçada) será integrado à minicidade.

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