Em homenagem ao Dia do Mídia, comemorado no último domingo, Correio prossegue série de reportagens sobre a profissão com agência Z515 Propaganda
Sonia Ferreira é coordenadora de mídia da agência Z515 Propaganda, em São Paulo (Divulgação)
No último domingo, 21 de junho, foi comemorado o Dia do Mídia, em homenagem a este profissional que exerce papel estratégico dentro do mercado publicitário, planejando e veiculando as campanhas criadas pelas agências de propaganda para seus clientes. A data é celebrada desde 1977, quando foi instituída pela Central de Outdoor. Por conta da ocasião comemorativa, o Correio Popular publica hoje, terça-feira, a quinta reportagem da série que discute a importância e as responsabilidades da profissão, as particularidades e transformações de seu exercício, além dos desafios enfrentados pela classe em meio à pandemia do novo coronavírus. Para Sonia Ferreira, coordenadora de mídia da agência Z515 Propaganda, em São Paulo, o profissional de mídia, responsável pelo planejamento e pelas escolhas dos veículos de divulgação, necessita sempre sair do padrão e buscar entregar o melhor aos clientes, tornando-se muito importante estar em constante atualização com as tendências do mercado. Sonia possui mais de 10 anos de experiência na área de mídia. "Comecei como recepcionista na agência Z+, em 2004, mas logo fui convidada para fazer estágio na área de mídia pela diretora Sandra Vaiano. A partir desse momento, resolvi estudar e me aperfeiçoar na área, tendo a oportunidade de aprender muito como assistente de mídia e trafego de mídia. Ainda hoje continuo aprendendo muito como coordenadora de mídia. Fiquei na Z+ por 11 anos e depois acabei ficando um período desempregada, no qual aprendi outras coisas, trabalhando em agência de marketing, eventos e checking de campanhas publicitárias em veículos. Sempre acreditando que um dia eu voltaria para o mercado a fazer o que gosto, fui convidada a voltar para a mídia como coordenadora na Z515, onde hoje me sinto muito feliz", celebra. De acordo com Sonia Ferreira, a rotina e o trabalho sofreram grande impacto por conta do distanciamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus. "Sou uma pessoa ligada totalmente no 220. Em relação ao trabalho, a sensação é que estamos trabalhando muito mais e procurando sempre se adaptar ao novo, cuidando principalmente da saúde física e mental. Para isso dar certo, tivemos que nos desligar totalmente do excesso das informações sobre a pandemia para não gerar ansiedade, medo e preocupações. Estamos tentando achar um jeito de seguir em frente, acreditando que tudo isso vai passar. O distanciamento trouxe mudanças significativas na rotina, foi um momento de adaptação e aprendizado pelo qual nunca imaginávamos que iríamos passar. Estamos todos linkados pela força de vontade. O home office é uma tendência do mercado para o futuro. O ser-humano é diferente em opiniões, sonhos e vontades, mas temos que seguir aprendendo o novo a cada dia", afirma. A coordenadora de mídia Sonia Ferreira trabalha na Z515 Propaganda junto com a diretora de mídia Sandra Vaiano, a gerente de mídia Aline Vedolim, a supervisora de mídia Márcia Lazarini e o assistente de mídia Matheus Moreno, que formam a equipe Off da agência. A equipe On, por sua vez, é composta pela gerente de mídia Fabilini Sousa e pelo gerente de Business Inteligence (BI), André Castilho. Fundada em 2015, a agência Z515 Propaganda tem como sócios Zezito Marques da Costa, Alan Strozemberg, Flavio Nara e Marcelo Prista. Os clientes da empresa vão do segmento de varejo ao institucional: Caoa Chery, Banco Daycoval, SKR, Benx, BKO, Marfrig, CV, Governo de São Paulo, Subaru e Maguary.