Com voz inconfundível, comunicador faz do romantismo o seu ganha-pão, a sua história e a sua vida
Em um mundo cada vez mais apressado, violento e superficial, falar de amor é um desafio. Enquanto muitos vêem o Dia dos Namorados, celebrado nesta quarta-feira (12), como uma simples data para aquecer o comércio no mês de junho, uma pessoa faz do romantismo o seu ganha-pão, a sua história, a sua vida.
A voz inconfundível do comunicador Michel Fine embala os corações apaixonados pelas ondas do rádio há mais de duas décadas em Campinas. Com uma legião de seguidores em seu programa "Momento de Amor" , de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h, pela Rádio Cidade (92,5MHz), ele chega a receber 2 mil e-mails e mais de 1,2 mil torpedos de celular por mês com mensagens, pedidos de apoio, um socorro amigo e, claro, declarações de amor.
Diariamente, são cerca de 400 mil ouvintes, com média de 36 mil ouvintes por minuto. Outra prova de que os românticos desafiam a modernidade é o fato do comunicador ainda receber cartas.
Mesmo com as facilidades da internet e dos smartphones, cerca de 200 correspondências ainda insistem em chegar todos os meses às suas mãos.
Nascido em Lavínia (SP), Fine foi um coroinha que, aos 9 anos, já emprestava seu talento para as leituras das missas. De família muito religiosa, viveu algum tempo como seminarista, mas descobriu a sua verdadeira vocação aos 16 anos, quando resolveu presentear sua mãe com uma música.
Depois de ir pessoalmente a uma emissora em Mirandópolis (SP) fazer o seu pedido, voltou de lá com seu primeiro emprego.
O amor pelo rádio entrou na vida de Fine (Curiosidade: esse não é o seu nome real) no final da década de 80, quando surgiu um convite para fazer um programa romântico. Nascia aí o Toque de Amor.
"A ideia do programa e o meu jeito de comunicar foram coisas que casaram perfeitamente", diz.
"Minha evolução como comunicador aconteceu naturalmente. Antes, já por aqui, eu fiz os programas Campinas by Night e Midnight Love, das 22h à meia-noite e da meia-noite às 2h. Era aquela conversa gostosa usando o timbre da voz", lembra o radialista que fez do tom grave e tranquilo a sua marca registrada.
Nos anos 90, na Rádio Cidade, ele passou a fazer o Momento de Amor, com a mesma levada romântica. Inicialmente, o programa ia ao ar no final da tarde. Em 93, Fine foi para o horário clássico do meio-dia e de lá não saiu mais até o momento.
Muita gente espera a hora do almoço para ouvir suas mensagens diariamente. "Acredito que 75% do meu público seja feminino. Mas o homem, quando se apaixona, também se entrega de maneira bem forte. Além disso, têm aqueles que gostam desse estilo no rádio e sempre nos acompanham. As pessoas se abrem e vêem você como um amigo, procuram uma palavra, um ombro. E eu tento mostrar um caminho. E é gratificante porque, na maioria das vezes, dá certo. E as pessoas dão esse retorno. Trabalho com o propósito da comunicação ajudar as pessoas. Isso é muito importante pra mim, virou uma missão", explica Fine, citando como suas principais influências pilares do rádio brasileiro como Zé Béttio, Eli Corrêa, Barros de Alencar e Hélio Ribeiro.
Michel Fine virou um companheiro do ouvinte na região, esteja ele em casa, no carro, no trabalho ou até mesmo em uma cela. Todos procuraram o comunicador para que ele empreste sua voz para suas alegrias, angústias e esperanças.
"Para o comunicador, a credibilidade é muito importante. Ícones como Zé Béttio, Hélio Ribeiro, Barros de Alencar e Eli Corrêa ficaram anos no ar justamente por isso. No meu caso, com essa prestação de serviço amorosa, de cupido, ajuda bastante. As pessoas gostam muito de ouvir o nome delas no rádio e isso sempre vai encantar", comenta o radialista, que ainda reforça seus ganhos gravando Cds com mensagens sob encomenda.
Para a voz do coração de Campinas, as pessoas hoje estão mais "fast", não têm mais tempo de ser românticas. "Mas, ao mesmo tempo, todas as pessoas são. O romantismo está em todas as situações. O cara que está preso, a dona de casa, o trabalhador. Mesmo em situações difíceis, muita gente procura a mim ou ao romantismo para se comunicar com a pessoa que ama. E o ‘cupido’ (referindo-se a ele próprio) está aí para fazer essa ponte. O amor é tudo. Enquanto ele existir em todas as suas formas, o mundo terá estrutura" , define.
Recentemente, Fine criou sua página no Facebook, onde passou a ter um contato ainda maior com os ouvintes de todos os cantos do planeta. Também na internet, ele lançou sua web radio, a Rádio Michel Cupido (www.michelcupido.com), óbvio, só com as baladas mais românticas.
"A gente acaba conhecendo as pessoas que nos ouvem e elas também conhecem melhor o comunicador. Sempre existe aquela curiosidade de como a gente é", comenta o radialista, que arremata resumindo o que é a sua vida: "Gosto de falar de amor. É algo vivo intensamente."