LUMINOSIDADE

Meteoro que cruzou Campinas explodiu em Poços de Caldas

Bólido iluminou o céu da região na madrugada de quarta-feira

Do Correio Popular
05/08/2022 às 10:20.
Atualizado em 05/08/2022 às 10:20
Professor Alvaro Penteado Crósta identificou que meteoro explodiu na região de Poços Caldas, Sul de Minas (Dominique Torquato)

Professor Alvaro Penteado Crósta identificou que meteoro explodiu na região de Poços Caldas, Sul de Minas (Dominique Torquato)

O professor titular do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alvaro Penteado Crósta, identificou que o meteoro que iluminou o céu da região na madrugada de quarta-feira explodiu na região de Poços Caldas, no Sul de Minas Gerais. A conclusão foi obtida com o apoio de imagens do satélite meteorológico GOES, que registrou um flash às 5h09, causado pela passagem do bólido. 

O fenômeno foi avistado na madrugada de terça-feira em diversas cidades do Estado de São Paulo e do Sul de Minas Gerais e é chamado de bólido devido ao grau de luminosidade. Apesar de ter surpreendido pelo brilho, especialistas afirmam que o fenômeno é comum e pode ocorrer até três vezes ao ano. 

Bólidos, como o registrado na madrugada, são pedaços de rocha espacial que vêm de outro corpo planetário. Quando esses pedaços chegam na atmosfera da Terra, entram em combustão, causando o brilho. 

O astrônomo Julio Lobo, do Observatório Municipal de Campinas, explica que, conforme as métricas usadas na astronomia, o brilho desse bólido foi de -8. Para critério de comparação, o Sol possui brilho de -26, a Lua de -13 e o planeta Vênus de -4. O meteoro, nesse caso, teve um brilho intermediário entre Vênus e a Lua.

O astrônomo também disse que já registrou de quatro a cinco eventos como esse num único ano. No caso deste meteoro, foi descartada a possibilidade de que restos de meteorito tenham ficado no local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por