vinhedo

Memorial do Imigrante é revitalizado

O espaço foi remodelado nos últimos quatro meses e será entregue à população nesta sexta-feira

Daniel de Camargo
02/05/2018 às 07:34.
Atualizado em 22/04/2022 às 04:04
Fachada do Memorial: construção teve seu projeto arquitetônico inspirado no estilo romano e faz alusão a Veneto, região localizada no Noroeste da Itália (Divulgação)

Fachada do Memorial: construção teve seu projeto arquitetônico inspirado no estilo romano e faz alusão a Veneto, região localizada no Noroeste da Itália (Divulgação)

Espaço imortal de Vinhedo, que expõe fotos antigas do município e recebe atrações culturais, o Memorial do Imigrante, situado na Avenida dos Imigrantes, s/n, no Jardim Itália, será entregue na manhã desta sexta-feira, 4, após quatro meses de reforma, que revitalizaram o espaço para um melhor aproveitamento da população. O remodelamento foi viabilizado através de um acordo entre a Prefeitura e a unidade local do Lions, organização internacional de clubes, que através do empresariado regional angariou R$ 500 mil em doações para a obra. A data escolhida para a cerimônia de reinauguração é emblemática, pois marca os 60 anos da fundação da agremiação na cidade. Ubiraci Rocha, presidente do Lions Clube, enfatiza que o memorial é um importante espaço turístico e cartão postal do município. "Para a sociedade, será um importante local de arte e cultura. Estes são os grandes legados que o Lions Clube de Vinhedo deixa para a comunidade" , comenta. A administração continua a cargo da Secretaria de Cultura e Turismo, contudo "o Lions será fomentador e apoiador das ideias de ocupação do espaço pelo poder público, associações e população" , afirma Aldo Freddi Sobrinho, diretor da entidade, que coordenou os trabalhos de reestruturação. Vice-prefeita e também secretária de Cultura e Turismo, Claudineia Vendemiatti Serafim (PSDB) explica que o clube tem uma sala cedida no prédio, o que permitiu a seus representantes constatarem a necessidade de uma reforma estrutural. "A iniciativa foi importantíssima, porque a Prefeitura atravessa um momento de contenção de gastos, que não nos permitiu realizar o trabalho que foi desenvolvido". Claudineia afirma ainda que, está é uma primeira etapa, mas que, posteriormente, o município vai destinar um recurso a outras necessidades de menor custo, como a pintura de algumas áreas internas da edificação, além da restauração de maquetes e confecção de outras, que vão compor o acervo. "Em 2019, Vinhedo vai completar 70 anos e, por isso, temos uma comissão focada em organizar diversas ações comemorativas. A revitalização do memorial já é um presente para a população vinhedense, devido ao seu valor histórico. Sinceramente, eu me emociono e tenho essa reabertura como uma alegria ímpar", comenta, completando que alguns cidadãos não conhecem todos os fatos sobre a cidade, o que será possível agora. Claudineia revela que o ambiente também será um receptivo turístico, que irá atender quem visitar a cidade, orientando entre outros, quanto a hotéis e restaurantes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por