AÇÕES

Meio ambiente entra na mira da Prefeitura de Campinas

Administração promete na próxima quarta (5) um plano com 31 ações que serão colocadas em prática

Patrícia Azevedo
02/06/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 13:50

O secretário do Verde e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, e o prefeito Jonas Donizette (PSB) anunciam na próxima quarta-feira (5) um plano com 31 ações que serão colocadas em prática por meio do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Entre elas estão a utilização de um veículo aéreo não tripulado para fiscalizar as áreas de preservação ambiental (APA) de Campinas.

“Esse fundo foi criado há 11 anos, mas só foi regulamentado há pouco tempo. Vamos anunciar no dia 5 uma série de ações práticas para melhorar a fiscalização da pasta”, afirmou Menezes.

O secretário contou que foram comprados equipamentos eletrônicos para emissão eletrônica de multas e infrações e um veículo para que os oito fiscais da pasta possam intensificar as fiscalizações preventivas e punitivas no setor.

“Não posso adiantar detalhes, mas serão várias ações que vão desde um programa de ações educativas ao fortalecimento de fiscalização”, contou. Menezes não adiantou o investimento que será feito para implementar as ações, nem detalhou o plano.

O anúncio foi feito ontem pela manhã durante a abertura da programação da Semana do Meio Ambiente (Semeia), na Praça do Coco, no distrito de Barão Geraldo.

Esse ano, a Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável optou por criar dezenas de pequenas atividades espalhadas pelo município ao invés de realizar um megaevento.

A ideia é mobilizar a população para os conceitos ambientais através de atividades culturais. Quem foi ao distrito pode acompanhar apresentações de capoeira e até ouvir histórias.

“A iniciativa é excelente, é uma boa forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente”, comentou a artesã Sônia Ramos.

Além de apresentações de capoeira do grupo Mestiço e do cantor Doc Miranda, o público pode conferir uma exposição que mostra um pouco da riqueza da Mata Quilombo.

“A ideia é que as pessoas conheçam um pouco mais sobre a mata e sobre a necessidade de preservá-la”, comentou Lourdes Fujii, que integra a Associação Mata Quilombo.

A programação continua neste domingo (2), a partir das 8h, com o Passeio Ciclístico “Sustentabilidade em Duas Rodas”, na Praça Arautos da Paz.

A próxima programação é em Joaquim Egídio, na Estação Ambiental, a partir das 9h, com a Feira de Produtos Locais. Lá serão expostos e comercializados produtos como hortifrutis, mel, doces, café, flores, ervas e ovos.

E a partir das 10h os visitantes podem conferir a exposição de arte “Vida-Natureza-Sustentabilidade”, com um café de boas vindas, e a palestra “O que é sustentabilidade”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por