CAMPINAS

Mau cheiro em bairros foi gerado por adubo

Confirmação veio da Sanasa, que chegou a atribuir o odor a estação de esgoto

Luciana Félix
03/05/2013 às 07:50.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:48

Um material usado como adubo em uma plantação de cana-de-açúcar foi o responsável pelo mau cheiro sentido nos bairros do entorno da Rodovia D. Pedro I, em Campinas, entre o Galleria Shopping e a empresa Samsung. O odor incomodou moradores no início da semana.

Em reportagem do Correio publicada anteontem, técnicos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S.A. (Sanasa) afirmaram que o cheiro era decorrente de gases emitidos pela Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Anhumas), localizada no Parque Imperador, às margens da rodovia. O enxofre liberado seria o principal responsável pelo odor. Porém, ontem, a empresa enviou técnicos ao local para fazer uma verificação. No local eles disseram terem constatado que um trabalho de tratamento de terra está sendo feito em uma fazenda, próxima ao Galleria. E devido ao odor sentido no local, os técnicos acreditam que a terra esteja sendo tratada com “vinhoto”, um subproduto da cana utilizado para adubar a terra antes de um plantio.

Segundo a Sanasa, o produto, quando utilizado, expele um odor semelhante ao excremento bovino, ou seja, o mesmo sentido no local. A estação de tratamento de esgoto também é responsável por um odor desagradável, mas em menor escala do que o vinhoto, esclareceu a empresa.

O agropecuarista João Carlos Silva Prado, morador de um condomínio no Jardim Madalena, disse que sentiu o forte cheiro em casa e reafirmou que ele é do produto usado para adubar o terreno. “Esse cheiro mais forte acontece uma vez ao ano. E é sempre quando eles colocam o produto na terra. Como tenho uma fazenda vizinha a uma plantação de cana-de-açúcar, em Itapira, conheço esse material”, afirmou.

Prado disse que o produto aplicado é como um chorume. “É comum usarem como fertilizante. Já vi os caminhões despejando o vinhoto na área. O cheiro da ETE é diferente, é característico de esgoto. Só quem conhece sabe diferenciar. No domingo passado era impossível ficar em casa. O cheiro é forte nos quatro primeiros dias.”

O cheiro insuportável tomou conta da Vila 31 de Março, Parque Imperador e Anhumas. Moradores do Condomínio Parque Celeste, às margens da Avenida Antônio Santos Carvalhinho, também reclamaram. Os moradores do condomínio Vila Hera, vizinho à estação e também da plantação de cana, no Parque Imperador, também sofreram com o cheiro. O síndico do condomínio, Andre Veiga de Moraes, afirmou que já foram feitas reuniões com a Sanasa sobre o problema. “Mas já nos foi dito que o cheiro vem da plantação.”

A reportagem procurou os responsáveis pela fazenda, mas não encontrou. A Sanasa afirmou que a estação de tratamento trata os gases gerados pelo processo de tratamento de efluentes e que a ETE recebeu um laudo técnico da Vigilância Sanitária, reafirmando a situação regular.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por