EDUCAÇÃO

Matemática reprova aluno de escola pública na RMC

Apenas 20% dos estudantes do Ensino Fundamental têm aprendizado adequado

Inaê Miranda
31/03/2013 às 09:18.
Atualizado em 25/04/2022 às 22:26

Apenas dois em cada dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental público têm o aprendizado adequado em matemática na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados foram apresentados pelo Movimento Todos pela Educação, com base nos resultados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2011.

Dos 19 municípios da região, apenas Artur Nogueira, Holambra e Vinhedo conseguiram cumprir a meta 3, em matemática, estabelecida pelo movimento, que prevê todo o aluno com aprendizado adequado à série. Os dados são ainda mais alarmantes em Engenheiro Coelho, onde 92% dos estudantes do 9º ano estão com o desempenho abaixo do esperado.

O relatório do movimento apresentou a evolução do aprendizado em português e matemática nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, por regiões, estados e municípios. A média nacional aponta que 27% dos alunos têm o aprendizado esperado em português e 16% em matemática. Apesar de aparecer um pouco acima da média nacional, o fracasso escolar, nas duas disciplinas do 9º ano, também é visível na RMC.

Em português, 35,7% dos alunos da região tiveram o desempenho adequado. Em matemática, esse número corresponde a 19,7%, o que significa que 80% dos alunos chegam ao Ensino Médio sem o aprendizado ideal.

A deficiência na aprendizagem em matemática está mais clara nos municípios de Engenheiro Coelho (7,2%), Campinas (11,6%) e Hortolândia (12,5%). A meta estabelecida para esses municípios são 16,1%, 24,3% e 21,9%, respectivamente. "Em Engenheiro Coelho, os alunos estão terminando o 9º ano basicamente com nenhuma aprendizagem em matemática. Depois, esse aluno só terá três ano do Ensino Médio para estudar essa disciplina, que exige o domínio dos conhecimentos básicos antes de avançar" , afirmou Andréa Bergamaschi, gerente de projetos do Movimento Todos pela Educação. Apenas Vinhedo, Holambra e Americana conseguiram alcançar a meta estabelecida.

A evolução do aprendizado também foi traçada no 5º ano do Ensino Fundamental, em que os índices são um pouco mais animadores. Dos 19 municípios da RMC, apenas Campinas não conseguiu atingir a meta. O índice esperado em matemática para a série era 41,7%, mas só 38,8% dos alunos alcançaram bom desempenho. Na ponta dos municípios que obtiveram excelentes resultados estão Holambra, onde 80,9% das crianças terminam o 5º ano sabendo o que precisam saber em matemática, e Jaguariúna, com 74%. Em português, 13 dos 19 municípios conseguiram atingir a meta no 5º ano.

A gerente de projetos do Movimento Todos pela Educação reforça que nos anos iniciais os números são positivos, o que é uma tendência nacional. "Em geral, o desempenho do 5º ano, tanto na região como no Estado de São Paulo e no Brasil, tem evoluído. A gente tem mantido o ritmo de desempenho. Estamos conseguindo identificar como trazer a qualidade para o Ensino Fundamental. Os nossos grandes desafios são os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio" , ressaltou Andréa.

Ela considera que nos anos finais, os alunos passam por uma série de mudanças na vida pessoal e escolar e que as especificidades da fase precisam ser levadas em conta. "É uma fase importante de transição da vida escolar do aluno e não estamos conseguindo atender as demandas específicas. A criança que não termina o Ensino Fundamental bem, fica com o aprendizado comprometido no Ensino Médio" , disse.

Os indicadores por município no Ensino Médio foram apresentados apenas por regiões e estados brasileiros, pois a prova é aplicada nesta etapa do ensino apenas por amostragem. Já no Ensino Fundamental a prova é universal.

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