NO JARDIM BASSOLI

Mais uma escola para por causa de ações de vandalismo em Campinas

Ataque foi a um Centro de Educação Infantil; é 8ª unidade escolar alvo de ações criminosas este ano

Isadora Stentzler
03/05/2022 às 09:00.
Atualizado em 03/05/2022 às 09:00
Centro de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Professora Elenice de Moraes Ferrari, no Jardim Bassoli, fechado: alvo de vandalismo e furto (Divulgação)

Centro de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Professora Elenice de Moraes Ferrari, no Jardim Bassoli, fechado: alvo de vandalismo e furto (Divulgação)

As aulas no Centro de Educação Infantil (CEI) Nave Mãe Professora Elenice de Moraes Ferrari, no Jardim Bassoli, de Campinas, foram suspensas, ontem, depois que a unidade foi alvo de vandalismo e furto, no fim de semana. Segundo a Secretaria da Educação de Campinas, o dia letivo perdido na segunda-feira (2) será reposto para evitar ônus aos estudantes. Essa foi a 8ª unidade escolar municipal alvo de criminosos apenas em 2022. Os prejuízos ainda estão sendo contabilizados. 

O caso foi percebido pela vigilante do local ao identificar que os brinquedos, usados pelas crianças nas aulas, estavam bagunçados. 

A Guarda Municipal foi acionada e constatou que os vândalos haviam danificado as maçanetas das portas, rasgado vários toldos e chegaram a espalhar tinta no pátio da unidade. Além disso, os fios de eletricidade e canaletas também foram arrancados e vários brinquedos - usados durante as aulas e na recreação - , acabaram sendo destruídos. Dois dos brinquedos também foram furtados. 

Segundo a Secretaria da Educação de Campinas, a unidade atende a 274 crianças. Ontem, uma equipe técnica foi acionada para ir ao espaço e realizar os reparos. Um Boletim de Ocorrências também foi registrado e a Polícia Civil deverá investigar o caso. As aulas retornam normalmente hoje, terça-feira (3).

Escolas na mira 

Esta não foi a primeira escola municipal alvo de vândalos ou furtos neste ano. Há 13 dias, a Escola Municipal Padre Avelino Canazza, do bairro Vila Formosa, também precisou suspender as atividades por ter materiais furtados da unidade. 

Na ocasião, foram levadas de lá oito torneiras do refeitório e ainda instalações do banheiro feminino e cadeados de proteção foram danificados. Uma equipe da Guarda Municipal de Campinas esteve no local para substituir os cadeados.

Na Padre Avelino estudam 137 estudantes, em tempo integral, e eles também foram prejudicados com o cancelamento das aulas canceladas devido ao vandalismo e furto. Segundo a GM, somente este ano, oito ocorrências do mesmo tipo em escolas municipais foram registradas, mas observa que “todos os casos foram de pequenos furtos, em áreas externas das escolas”. 

Em nota, a Secretaria de Educação de Campinas lamentou as ocorrências, e disse que “tem concentrado esforços para evitar esse tipo de situação”. Ainda, segundo a Pasta, todas as escolas contam com alarmes e há unidades com zelador e/ou vigilantes.

A rede de proteção inclui ainda um sistema de alarme e monitoramento vinculado à Guarda Municipal, mecanismo que agiliza que os agentes atendam às ocorrências. Segundo a corporação, o sistema é de uma empresa terceirizada. “Quando o alarme de alguma unidade é acionado, a empresa manda um funcionário verificar qual é a ocorrência. Se for algo grave, ele aciona a GM”, destacou.

Além disso, a Guarda Municipal apontou que existe um plano de patrulhamento realizado pela Ronda Escolar, que cobre as unidades de ensino. Os espaços que são alvo de ocorrências também recebem maior atenção das forças de segurança, a fim de coibir novas ações e assegurar a proteção do espaço. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por