ATENDIMENTO

Mais de 500 homens participam do Sábado sem Câncer no Centro de Oncologia de Campinas

Todos realizaram exames de sangue e de toque para se prevenir da doença

Rodrigo Piomonte
13/11/2022 às 09:47.
Atualizado em 13/11/2022 às 09:47
O oncologista Fernando Medina, um dos idealizadores do Sábado Sem Câncer, explica que os homens diagnosticados precocemente têm quase 90% de chances de terem uma vida saudável (Gustavo Tílio)

O oncologista Fernando Medina, um dos idealizadores do Sábado Sem Câncer, explica que os homens diagnosticados precocemente têm quase 90% de chances de terem uma vida saudável (Gustavo Tílio)

O Centro de Oncologia de Campinas (COC) promoveu no sábado (12) mais uma ação gratuita para a realização de atendimento e exames para o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Durante toda a manhã, o "Sábado sem Câncer" — que integra o Novembro Azul — realizou 521 atendimentos, por ordem de chegada, oferecendo exames, diagnóstico, tratamento e cirurgia caso necessário, tudo sem custo. O COC solicitou apenas a doação de um quilo de alimento não perecível ou materiais de higiene, que serão destinados a instituições beneficentes. Para serem atendidos, os interessados apresentaram documento com foto e comprovante de endereço. 

Frank Koite Takake, de 63 anos, foi uma das centenas de pessoas que aproveitaram a oportunidade e se dirigiram ao "Sábado sem Câncer". Ele disse que, assim que ficou sabendo sobre a ação no COC, se interessou em participar. "Vi a reportagem sobre o evento no jornal Correio Popular, que dizia que seriam atendidos 500 homens. Imediatamente, achei que seria bom participar. Já faz dois anos que realizei meus exames e, por isso, quando vi a notícia, me programei para estar aqui hoje", disse.

Os homens que participaram do evento no COC passaram por quatro etapas: triagem, avaliação clínica realizada por profissionais de saúde, exame de toque retal e, por último, a coleta de sangue. Após a triagem, o processo durou em torno de 15 minutos e, depois de finalizado, os participantes ganharam um lanche e foram liberados.

Apesar da maioria do público ser constituída por homens entre 60 e 69 anos, 38,38%, segundo a organização, pessoas com menos idade também estavam procurando no sábado efetuar a prevenção do câncer de próstata. É o caso de Moisés Antônio, de 46 anos. Ele afirmou que não teve dúvidas em procurar o COC para fazer os exames. "A prevenção é tudo. Eu e um grupo de amigos aproveitamos a oportunidade para cuidar da saúde", disse. 

Segundo a organização, em um prazo médio de dez dias todos os pacientes que participaram do evento receberão os resultados em casa, via Correios. 

Diagnóstico

O administrador do COC, Antonio Moreira, explicou que os pacientes com resultados positivos serão notificados e instruídos sobre como dar sequência aos exames de diagnóstico e tratamento, que inclui até uma cirurgia, caso necessário. 

De acordo com o balanço final da organização, do total de atendimentos, 73 casos foram apontados como suspeitos a partir do exame de toque e do histórico familiar. Isso não significa que realmente tenham a doença. A suspeita indica a necessidade do cruzamento de dados do exame clínico com o resultado do exame de PSA, que ainda ficará pronto. Os dados serão cruzados e os que tiverem resultado de PSA superior a quatro darão continuidade à investigação, com um novo exame de PSA e também de ressonância magnética para ser verificada a necessidade de biópsia e tratamento, inclusive cirúrgico.

O oncologista Fernando Medina, um dos idealizadores do Sábado Sem Câncer, destaca a importância do diagnóstico precoce. "As pessoas que passarem pelo mutirão e forem diagnosticadas precocemente terão quase 90% de chances de terem uma vida saudável. Atendemos muitos pacientes que já estiveram na última campanha e que voltaram agradecendo, fazendo um depoimento positivo. Isso é muito bom para os nossos corações. Pois esse é o sentido fundamental deste trabalho: levar saúde para a população", disse.

A próstata é uma glândula encontrada em homens, localizada na parte baixa do abdômen e tem como função produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. 

A última edição do evento ocorreu em 2020. O COC possui 45 anos de prestação de serviços de tratamentos oncológicos à população de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por