ACESSO ÀS UNIVERSIDADES

Macrorregião tem 877 estudantes aprovados em primeira chamada no Provão Paulista

Na Unicamp, matrícula dos convocados acontece entre terça e quarta-feira, das 9h às 16h, exclusivamente pela internet

Da Redação
30/01/2024 às 08:53.
Atualizado em 30/01/2024 às 08:53
Unicamp oferece 325 das 15,3 mil oferecidas em todo o Provão Paulista; ao todo, 180.024 estudantes passaram por todas as primeiras etapas do processo seletivo (Governo do Estado)

Unicamp oferece 325 das 15,3 mil oferecidas em todo o Provão Paulista; ao todo, 180.024 estudantes passaram por todas as primeiras etapas do processo seletivo (Governo do Estado)

O Provão Paulista, nova modalidade de acesso às universidades públicas, teve 877 estudantes das escolas estaduais da macrorregião de Campinas na primeira chamada. Quem optou pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deve fazer a matrícula entre terça e quarta-feira, das 9h às 16h, pela internet.

Das 15.369 vagas destinadas ao Provão Paulista, a Unicamp oferece 325. Participam também a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs). O estudante deve se atentar às regras de cada universidade e das Fatecs, divulgadas na Instrução Normativa para Matrículas de cada instituição e publicadas no portal do Provão.

Na região de Campinas, 877 estudantes da rede estadual de ensino foram convocados na primeira chamada. Eles concluíram a 3ª série do Ensino Médio em unidades localizadas nas cidades de Aguaí, Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Araras, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Caconde, Campinas, Campo Limpo Paulista, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Cosmópolis, Divinolândia, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Hortolândia, Indaiatuba, Ipeuna, Iracemápolis, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Leme, Limeira, Lindóia, Louveira, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Piracicaba, Pirassununga, Porto Ferreira, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d'Oeste, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Maria da Serra, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio de Posse, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Pedro, São Sebastião da Grama, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tambaú, Tuiuti, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

No total, segundo a Secretaria de Educação (Seduc-SP), foram 180.024 estudantes que passaram por todas as primeiras etapas do processo de seleção: a inscrição, a participação nos dois dias de provas e a escolha de cursos no portal do estudante, número 3,5 vezes maior que a quantidade de alunos da rede estadual inscritos nos vestibulares das melhores universidades do estado. “Esses números comprovam a grandeza dessa política pública, que considero a mais importante entre as implementadas pela Seduc-SP em 2023. Isso porque temos em São Paulo as principais instituições e estamos ampliando o acesso dos nossos estudantes a elas", disse o secretário estadual de Educação Renato Feder.

Essa é a primeira de três chamadas do Provão Paulista para o primeiro semestre. Individualmente, cada estudante pode consultar suas notas na avaliação e se foi chamado para a primeira etapa de matrícula no portal provaopaulistaseriado.vunesp.com.br. Os alunos que concluíram a 3ª série nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

As próximas chamadas estão marcadas para os dias 2 e 9 de fevereiro. Haverá, ainda, a convocação de estudantes para todos os cursos da Univesp, uma vez que os cursos terão início no segundo semestre, e parte dos aprovados nas Fatecs, nos cursos que são ofertados a partir do mesmo período. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

Na Unicamp, a matrícula da segunda chamada, para candidatos não cotistas, está marcada para o dia 5 de fevereiro. A matrícula da terceira chamada, para todos os candidatos, será no dia 15 do mesmo mês. Todo o processo será pela internet.

As instituições conveniadas no Provão Paulista também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc-SP).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por