DIA DO MÍDIA

MacNeed: fazendo Atendimento Criativo há 25 anos

Em homenagem ao Dia do Mídia, comemorado no último domingo, Correio prossegue série de reportagens sobre a profissão com agência MacNeeds Propaganda

Gustavo Magnusson/AAN
22/06/2020 às 20:50.
Atualizado em 28/03/2022 às 22:38
Daniel MacNeed atua como Atendimento Criativo na agência de publicidade MacNeeds Propaganda (Divulgação)

Daniel MacNeed atua como Atendimento Criativo na agência de publicidade MacNeeds Propaganda (Divulgação)

No último domingo, 21 de junho, foi comemorado o Dia do Mídia, em homenagem a este profissional que exerce papel estratégico dentro do mercado publicitário, planejando e veiculando as campanhas criadas pelas agências de propaganda para seus clientes. A data é celebrada desde 1977, quando foi instituída pela Central de Outdoor. Por conta da ocasião comemorativa, o Correio Popular publica hoje, segunda-feira, a quarta reportagem da série que discute a importância e as responsabilidades da profissão, as particularidades e transformações de seu exercício, além dos desafios enfrentados pela classe em meio à pandemia do novo coronavírus. "O mídia precisa encontrar a melhor maneira possível de fazer a mensagem do cliente encontrar o público alvo a que aquela mensagem se destina. Muitas vezes é quase uma arte fazê-la chegar de forma eficiente e economizando o máximo possível” resume Daniel MacNeed, que exerce a função de Atendimento Criativo na agência MacNeeds Propaganda, empresa que soma 25 anos de história em Campinas. Segundo ele, “cada vez mais aumenta o número de canais, o que por um lado ajuda a especificar melhor um nicho, mas por outro complica a vida dos mídias devido à imensidão de opções que as pessoas têm. O que antes se resumia à TV aberta, rádio, jornal, revistas e mídias exteriores, agora se estende a milhões de opções de canais, sites, redes sociais e geradores de conteúdo. Todo o mercado foi fracionado em infinitos locais. É tão complicado que até surgiram as empresas de Big Data para poder rastrear e categorizar as pessoas, seus gostos, costumes, preferências, o que assistem, onde compram, que sites acessam e até mesmo por onde andam, com sistema de geolocalização. Um bom mídia vale ouro", completa. De acordo com Daniel, o cargo de Atendimento Criativo foge do tradicional nas agências de publicidade. "Depois de termos muitas pessoas na rua fazendo atendimentos e prospecções, uma frase sempre voltava do mercado: 'Eu quero falar com alguém da criação, que vai me atender e auxiliar nas ações, nos trazendo ideias'. Os vendedores tradicionais já não tinham as habilidades que os clientes queriam. Na MacNeeds, analisamos toda a situação do cliente e levantamos tudo o que ele pode fazer para resolver suas demandas, dentro do que ele tem de tempo e recurso para trabalhar. Ser um Atendimento Criativo facilita ir além de tirar pedido, pois quem é de criação muitas vezes consegue ver a oportunidade onde ninguém mais vê, uma vez que estamos constantemente pensando nas coisas com a premissa de rejeitar o óbvio. Alguns criativos renomados afirmam que excluem de cara suas primeiras 50 ideias pois provavelmente alguém já pensou nelas antes em algum lugar", afirma. A entrada de Daniel MacNeed no ramo publicitário aconteceu aos 17 anos de idade. As portas se abriram mesmo sem ele ter planejado previamente ingressar nesta área. "Eu estava a caminho de ser biólogo, mas fui literalmente puxado para a profissão de publicitário pelos amigos e futuros chefes Hildebrando Neto e Eliete Francabandiera. Eu era dono de uma lanchonete da qual eles eram clientes e, ao se depararem com as ações de propaganda que eu mesmo criava para a empresa, me incentivaram a mudar de ramo e trabalhar com eles", revela Daniel, que fundou a MacNeeds Propaganda em 1994, enquanto ainda cursava Publicidade e Propaganda na PUC-Campinas. "Nossos primeiros clientes foram parentes e amigos, só depois começamos a prospectar comércios pequenos na cidade. Em pouco tempo, tivemos que fazer a primeira ampliação quando começamos a trabalhar para supermercados. Naquele tempo, não havia câmera digital e era inviável contratar fotógrafos, assim criamos nosso próprio estúdio de fotografia publicitária (Frozen Frames), atendendo, assim, as demandas e o prazo rápido que os clientes precisavam. Tínhamos que de fato ir às compras nas lojas dos clientes, colocar tudo no carrinho de compras, levar para o estúdio da agência, fotografar, revelar no shopping, escanear, recortar, fazer os folhetos e, acredite ou não, passar por fax para o cliente aprovar", relembra. "Depois disso, vieram os shoppings e os lojistas. Atendemos marcas como Café do Ponto, Marcia Mello, Montana Grill, Mothers Chocolates, NET, Claro, Riachuelo, Boticário, DMS Burnier e diversas outras empresas", enumera. Daniel MacNeed ressalta que a parceria com o Grupo RAC teve papel fundamental na trajetória da MacNeeds Propaganda. "Somos do tempo em que mandávamos as artes para o jornal ainda por conexão discada. Era mais fácil pegar o carro e ir até o parque gráfico ou a unidade do centro para levar pessoalmente um disquete", brinca. "Participamos desde a primeira edição da revista Metrópole", recorda-se Daniel. Em meio ao atual cenário da pandemia do novo coronavírus, o distanciamento social tem gerado alterações significativas na maneira de conectar cliente e veículo na MacNeeds. "Por segurança, movemos a maior parte da criação para home office por dois meses, o que, queira ou não, diminui um pouco a velocidade e o ritmo que gostamos de imprimir ao fluxo de trabalho, mas de forma geral o maior desafio foi o de ajudar os clientes em necessidade. Para nós, como agência, a época é de auxiliar as empresas ainda mais, principalmente aquelas que estavam confortáveis demais, ou seja, como tinham muitas vendas, não se preocupavam em arrumar a casa. Agora que a venda praticamente cessou, viram o quão defasadas estavam. Muitas sem site, sem mídias sociais, sem o que fazer para se manterem no mercado. E podemos ter a satisfação de ver dispararem na frente aqueles clientes que se esforçaram por anos para criar produtos e marcas fortes e agora podem desfrutar do patamar atingido", conclui Daniel MacNeed, que trabalha junto com outros profissionais de mídia multidisciplinares como Felipe Gorreri e Gabriela Monzillo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por