CAMPINAS

Luta contra tráfico terá segunda delegacia

Nova unidade da Dise será inaugurada junto com a segunda sede da Seccional de Campinas

Felipe Tonon
08/03/2013 às 06:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:42

O delegado Seccional de Campinas, José Carneiro Campos Rolim, anunciou nesta quinta-feira (7), durante reunião da Comissão Especial de Estudos Sobre Drogas, da Câmara Municipal, a vinda da segunda Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) para a cidade.

A nova unidade policial deverá ser instalada na sede da futura 2ª Delegacia Seccional de Campinas. A construção será em uma área desapropriada de 20 mil metros quadrados, onde funcionava a antiga cerâmica São José, na região do Ouro Verde, no entanto, a previsão mais otimista do secretário Estadual de Segurança, Fernando Grella Vieira, é que as obras iniciem apenas no ano que vem.

Rolim afirmou que a Polícia Civil, aos poucos, tem se equipado para contribuir no combate à criminalidade. “Dentro das possibilidades de recursos da Seccional estamos nos estruturando, um exemplo é que aumentamos uma equipe de investigação da Dise”, disse, anunciando novidades para o setor da polícia que investiga o tráfico de drogas na cidade.

“Teremos a segunda Dise, que vai atender a segunda Delegacia Seccional, que compreende toda a região do outro lado da Rodovia Anhanguera, incluindo Indaiatuba”, detalhou. As regiões citadas são a do Campo Grande e Ouro Verde, que concentram cerca de 400 mil habitantes.

Pensando nas novidades que prometem ampliar o efetivo de todas as unidades policiais existentes em Campinas, o delegado explicou que a Dise, que hoje funciona no Cambuí, ganhará um novo prédio. “Vamos lotar a Dise em um local adequado, que dê mais condições de trabalho. Existe todo planejamento de melhoria e vamos cumprir ainda este ano, com toda certeza”, enfatizou.

O delegado titular da Dise, Oswaldo Diez, que também participou do encontro no Legislativo, afirmou que já procura um novo prédio para abrigar as atividades da delegacia especializada.

Ainda não sabemos a região, o importante é que o prédio comporte toda a nossa estrutura”, afirmou Diez, que comentou a instalação da nova Delegacia Seccional e da Dise. “Se tiver estrutura semelhante ao que temos aqui, não dividindo a mão de obra, mas agregando, com certeza vamos dobrar o número de prisões e apreensões.” Ele prefere não trabalhar com estatísticas para justificar o aumento ou a redução do tráfico em Campinas.

“O número de ocorrências ou de drogas apreendidas podem não significar o aumento ou redução dessa atividade. Às vezes, se trabalha o mês todo para prender um grande traficante, então não podemos engessar esse raciocínio”, afirmou.

Novas viaturas

Como medida imediata, Rolim anunciou a chegada de novas viaturas ainda para este semestre. “A Dise receberá quatro viaturas, a Delegacia de Investigações Gerais, cinco, e o Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) outras quatro. São setores importantes que acabam trabalhando de forma conjunta”, disse.

“Depois que dividimos o setor de homicídios da DIG, que ganhou delegado próprio, tivemos um aumento expressivo no número de casos solucionados. Em 2011 foram 22% e no ano passado tivemos 53% de solução. Aparelhar e ampliar as condições humanas desses trabalhos são muito importantes. Estamos trabalhando para que a população tenha mais tranquilidade”, disse Rolim.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por