PRECAUÇÃO

Lombadas entre Campinas e Monte Mor são sinalizadas

Em 2012 houve crescimento no número de batidas traseiras nas proximidades das elevações

Agência Anhanguera de Notícias
20/08/2013 às 13:35.
Atualizado em 25/04/2022 às 04:49
Rodovia SP-101 será duplicada até Monte Mor e obra deverá acabar em outubro de 2014 ( Divulgação)

Rodovia SP-101 será duplicada até Monte Mor e obra deverá acabar em outubro de 2014 ( Divulgação)

As lombadas da rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP 101) entre Campinas e Monte Mor serão sinalizadas devido ao intenso tráfego de veículos e pedestres. A nova sinalização está dividida em duas etapas. Na primeira, já em fase de conclusão, seis lombadas entre os quilômetros 14+640 ao 17 estão recebendo nova pintura e novas placas. Na segunda etapa, 12 lombadas serão revitalizadas entre os quilômetros 17 e 22.Em 2012 houve crescimento no número de batidas traseiras nas proximidades das lombadas, segundo um um levantamento da Assessoria de Segurança Viária e Tráfego da concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela estrada. De acordo com o estudo, o motorista frequente da rodovia se acostuma com a lombada e acaba retardando a frenagem.Para aumentar a eficácia das lombadas, a Rodovias do Tietê pintou uma faixa amarela antes de cada obstáculo, alertando para a redução da velocidade com maior antecedência. A sinalização das lombadas segue as normas do Contran, com marcas e pinturas oblíquas a 45° nas cores amarelo e preto.As pistas também receberam Linhas de Estímulo de Redução de Velocidade (LERV). Popularmente conhecidas como sonorizadores, as linhas são em relevo e instaladas antes das lombadas. Com largura de 30 centímetros e espaçamento de acordo com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – para trechos com velocidade máxima de 60 Km/h – elas também estimulam o motorista a reduzir a velocidade. Os sonorizadores devem evitar as frenagens bruscas e, consequentemente, colisões traseiras.A SP 101 passa por obras de duplicação. Ao todo serão 14,3 quilômetros de vias duplicadas. Em maio deste ano, a Rodovias do Tietê entregou a primeira fase da obra, com 3,24 quilômetros de ampliação, um novo dispositivo em desnível no km 13+500 e duas passarelas de pedestres.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por