Local, palco de diversos acidentes graves, deve receber sinalização visual e avisos sonoros
A passagem em nível da Vila Real, em Hortolândia, recebeu uma lombada eletrônica nos dois sentidos, com velocidade máxima permitida de 30 km/h. A implantação faz parte das obras de segurança no local.
De acordo com a Prefeitura, a América Latina Logística (ALL), concessionária que administra a via, deve agora implantar sinalização ativa, como sinal sonoro e visual durante o tráfego da locomotiva.
O objetivo é coibir ultrapassagens e a alta velocidade dos automóveis ao atravessar a linha do trem e evitar acidentes e atropelamentos.
O cruzamento em nível da Vila Real já foi palco de acidentes graves, em um deles um carro foi arrastado por 150 metros. Todas as passagens em nível da cidade devem receber atenção especial para ampliar a segurança de motoristas e pedestres.
Preferencial
De acordo com a ALL, a sinalização da passagem em nível já começou a ser executada. As obras serão concluídas ainda neste mês. A ALL reforça que a linha férrea é sempre preferencial e atravessar sem parar é infração gravíssima, sujeita a perda de sete pontos na carteira.
A empresa também esclarece que realiza há mais de dez anos ações de prevenção ao Surfe Ferroviário, blitz nos cruzamentos com a ferrovia e palestras nas escolas com o objetivo de minimizar os riscos de acidentes.