Linha 227 terá, a partir da próxima segunda-feira (29), cinco veículos compondo a sua frota, com o os intervalos, nos horários de pico, caindo de 10 para oito minutos (Kamá Ribeiro)
Com a adesão dos usuários ao sistema Bus Rapid Transit (BRT) Campo Grande, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou que a partir da próxima segunda-feira, dia 29 de janeiro, as linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II) e 234 (Satélite Íris III) terão reforço na frota de veículos. Além disso, cinco linhas radiais terão a oferta de ônibus ajustada à demanda atual. Na operação em dias úteis, a frota da linha 227 passa de quatro para cinco veículos e os intervalos de 10 para oito minutos, nos horários de pico. Já a frota da 234 passa de três para quatro veículos e os intervalos de 12 para oito minutos.
Também a partir do dia 29, cinco linhas radiais (bairro/ Centro) do Campo Grande terão redução de frota, que será adequada à atual demanda de passageiros: 221 (Satélite Íris IV), 222 (Jardim Florence), 223 (Satélite Íris III), 228 (Princesa D'Oeste) e 229 (Jardim Florence II). Com isso, os intervalos serão ampliados.
Na operação realizada aos sábados, as linhas já circulam com um veículo na frota e essa operação será mantida nesta etapa. A exceção será a linha 229, cuja frota que circula aos sábados passará de três para dois veículos, com ampliação dos intervalos, a partir do dia 27 de janeiro. “Desde o início da nova operação do BRT Campo Grande, optamos por manter a circulação das linhas radiais e estimular que os próprios usuários optassem pelas alimentadoras e pelo sistema BRT. Isso vem ocorrendo aos poucos e, por isso, faremos mais estes ajustes na direção do sistema tronco-alimentado”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Levantamento realizado pela Emdec aponta que as cinco linhas radiais (bairro/ Centro) do Campo Grande que serão alteradas apresentaram redução na demanda de usuários. Antes da atual operação do BRT, em setembro, elas transportaram, juntas, mais de 15,9 mil passageiros em dias úteis. Em novembro, foram 10 mil passageiros transportados – uma redução de quase 37%. Já em dezembro, foram 6,6 mil passageiros transportados, em dias úteis – uma redução de quase 59% em relação ao mês de setembro.
ALIMENTADORAS DO CAMPO GRANDE
A partir de outubro, os usuários passaram a contar com as novas linhas alimentadoras 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III), 235 (Residencial Sirius) e 243 (Princesa D'Oeste), além da 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), já existente. Em dezembro, também foram criadas as alimentadoras 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 238 (Satélite Íris I), que não terão alterações neste momento. No último dia 19, foi criada a alimentadora 218 (Terminal Itajaí).
Os usuários utilizam as alimentadoras para acessar o Terminal Satélite Íris e realizam a integração com uma das linhas BRT (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26) para um deslocamento mais rápido pelo corredor exclusivo. As alimentadoras do Campo Grande somaram mais de 4,2 mil passageiros transportados em novembro e cerca de 5,5 mil passageiros transportados no mês de dezembro, em dias úteis.
PESQUISA
Uma pesquisa de opinião realizada entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro com 388 usuários das linhas BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26 revelou que cerca de 94% aprovam a nova operação do BRT Campo Grande. As entrevistas foram realizadas nos terminais BRT Campo Grande, BRT Satélite Íris, BRT Mercado e na Estação BRT Rodoviária.
Composta de cinco perguntas qualitativas, uma consulta, três de informações pessoais e um espaço para sugestões, a pesquisa mensurou a satisfação dos usuários quanto aos aspectos operacionais da linha (pontualidade, tempo de trajeto e carregamento), conforto das estações e orientação prestada pela equipe técnica.
Os entrevistados também foram questionados sobre quais linhas radiais deixaram de utilizar ao optar pelo BRT. A maioria (39,3%) relatou ter migrado da linha 212 (Terminal Itajaí) para o BRT. Entre as radiais (bairro/Centro) que terão alterações aparecem na pesquisa, no quesito migração, as linhas 229 (9,6%), 223 (4,5%), 222 (2,3%) e 221 (1,9%).
OURO VERDE
Já a nova etapa da operação do BRT Ouro Verde começa a funcionar a partir desta sextafeira, dia 26, com as linhas BRT11 (Terminal Vida Nova / Corredor Central) e BRT12 (Terminal Campos Elíseos / Corredor Central). Elas se juntam à BR10 (BRT Ouro Verde) na circulação pelo Corredor Ouro Verde. No mesmo dia, o Terminal BRT Campos Elíseos entra em operação.
Entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro, equipes da Emdec farão abordagens educativas nos horários de pico em dias úteis e aos sábados, pela manhã, nos terminais Vida Nova, Campos Elíseos e nas principais estações.
A nova operação foi anunciada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos) e pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete, no último dia 16. Os usuários terão opções de deslocamento pelo Corredor Amoreiras (BRT11) e pelo Corredor Perimetral (BRT12), com ganho de tempo de 10 minutos na opção pelas linhas BRT e de cinco minutos por meio das alimentadoras.
A linha paradora BRT11 terá seis veículos na frota, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. A partida será do Terminal Vida Nova e a linha acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras. Ela atenderá cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado) e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge), além do Corredor Central (Rótula – paradas nas avenidas Irmã Serafina / Allan Kardec, Anchieta / Prefeitura e CPFL, Dona Libânia e Orosimbo Maia). Em dias úteis, terá partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h20 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 20 minutos nos picos.
Também paradora, a BRT12 terá seis veículos na frota, com circulação em dias úteis, sábados, domingos e feriados. Terá partida do Terminal Campos Elíseos e seguirá pelo Corredor Perimetral. Serão atendidos três terminais (Campos Elíseos, Mercado e Central) e oito estações (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda, Aurocan, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária), além do Corredor Central. Em dias úteis, terá partidas entre 4h40 e 23h40 (Terminal Campos Elíseos) e entre 5h05 e 0h05 (Terminal Mercado), com intervalos de 10 minutos nos picos.
Além das três linhas BRT, o Terminal Campos Elíseos receberá sete novas linhas alimentadoras. O início da operação das alimentadoras junto com as linhas BRT foi uma decisão estratégica adotada pela Emdec após a experiência no Campo Grande. Elas promovem a integração dos bairros do Ouro Verde às linhas BRT e terão um veículo na frota.
Para viabilizar a nova operação, as linhas 140 (Terminal Vila União), 141 (Jardim Capivari), 142 (Jardim Santa Terezinha), 162 (Jardim Pauliceia) e 163 (Jardim Campos Elíseos) deixam de circular pelo corredor exclusivo e passam a atender aos pontos à direita. Os usuários serão orientados a experimentar e migrar para o BRT para um deslocamento mais rápido. A linha 130 (Terminal Vida Nova) deixa de operar e a 131 (Terminal Vida Nova) ganha mais três veículos na frota, totalizando 13.
As radiais 153, 154, 162, 163 e 164, que também circulam no eixo Ouro Verde, não atenderão ao Terminal Campos Elíseos e mantêm o percurso atual pela avenida Mirandópolis.
O Terminal Campos Elíseos com 13 mil metros quadrados e integra o trecho 1 do Corredor Ouro Verde. Conta com acessibilidade (piso tátil, rampas e sanitários acessíveis), iluminação em LED, bancos de concreto, catracas eletrônicas e posto de atendimento da Transurc. Além do terminal, entram em operação, pela primeira vez, as estações Marajó do Ouro Verde e do Corredor Perimetral (Pompeia, Cidade Jardim, Jardim Miranda e Aurocan).
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.