DESDE SEXTA-FEIRA

Linhas 240 e 249 sofrem alteração no trajeto

Ambas passaram a acessar o viaduto da Transamazônica sobre a John Boyd Dunlop

Da Redação
27/12/2023 às 09:14.
Atualizado em 27/12/2023 às 09:14

Viaduto começou a ser construído em agosto do ano passado e foi liberado na última sexta-feira (dia 22) (Kamá Ribeiro)

Com a liberação do viaduto da Avenida John Boyd Dunlop sobre a Avenida Transamazônica, no Jardim Garcia, em Campinas, os trajetos das linhas 240 (Jardim Garcia / Shopping Dom Pedro) e 249 (Jardim Flamboyant / Parque dos Eucaliptos) foram alterados na região. As duas linhas passaram a utilizar o viaduto que compõe o BRT Campo Grande. O local foi aberto ao fluxo de veículos na última sexta-feira e as mudanças nas linhas foram informadas, por meio de nota, pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

De acordo com o comunicado, o trajeto da linha 240 muda no sentido Shopping Dom Pedro e o da 249 no sentido Shopping Iguatemi. Vindas da Rua Francisco Xavier de Andrade Nogueira e Avenida Transamazônica, elas passam a acessar o novo viaduto para transpor a Avenida John Boyd Dunlop. Seguem, então, pelas ruas Haroldo Paranhos e Padre João Batista Carvalho em direção à JBD. Elas passam a atender a um novo ponto de parada na rua Padre João Batista Carvalho, logo após a passagem pelo viaduto.

No sentido Jardim Garcia da linha 240 e Parque dos Eucaliptos da 249, o trajeto atual será mantido pela Avenida John Boyd Dunlop e pelas ruas Alfredo Battibugli e Francisco Xavier de Andrade Nogueira. No mês de novembro, a linha 240 transportou, em média, 2,7 mil passageiros em dias úteis. Na 249, foram 9,2 mil.

VIADUTO

O viaduto da Avenida Transamazônica, que começou a ser construído em agosto do ano passado sobre a Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Garcia, em Campinas, foi liberado na última sexta-feira (22).

A estrutura aliviou o fluxo de veículos naquela região e faz parte do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) do Corredor Campo Grande (Lote 2). A estrutura tem 55 metros de extensão e 12 vigas de sustentação de concreto. O investimento foi da ordem de R$ 10 milhões. Também está em construção outro viaduto, de 150 metros de extensão, na altura da Rodovia dos Bandeirantes. A previsão de término, neste caso, é em fevereiro de 2024. As duas obras somam R$ 25 milhões. Com elas, o lote 2 do BRT será concluído.

O corredor BRT Campo Grande compreende 17,9 km de extensão, saindo da região central, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. O valor total do contrato para esse lote é de R$ 191,1 milhões. A estimativa é que quase 70 mil pessoas serão transportadas pelo sistema nesse corredor.

No total, o BRT campineiro vai favorecer cerca de 450 mil pessoas que residem nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. O empreendimento contempla estações de transferência e infraestrutura adequada; veículos articulados ou biarticulados; corredores exclusivos com espaços para ultrapassagens; embarque e desembarque pela esquerda (junto ao canteiro central das avenidas); embarque em nível e pagamento desembarcado.

Em setembro, a Emdec fechou em definitivo o acesso à Avenida Transamazônica pela Rua Alfredo Battibugli, no Jardim Garcia, também devido às obras do viaduto da Avenida John Boyd Dunlop. Desde então, pela nova dinâmica de circulação, o retorno é feito cerca de 150 metros à frente, em dispositivo já existente. Os motoristas que circulam pela Alfredo Battibugli e desejam acessar a Avenida Transamazônica passaram a retornar pela Rua Francisco Xavier de Andrade Nogueira.

No final do mês de outubro, a Emdec deu inicio à nova operação do BRT Campo Grande, com a circulação de três novas linhas - duas semiexpressas BRT21 e BRT26, e uma paradora, a BRT25. Além disso, a operação da linha BRT20, criada em novembro de 2022, foi ampliada, assim como todas as linhas convencionais foram retiradas do corredor exclusivo.

O outro viaduto do Lote 2 do BRT, que fica na altura da Rodovia dos Bandeirantes, continua em construção. A previsão de término da obra é para fevereiro de 2024. As obras dos dois elevados tiveram início em agosto de 2022. O Lote 2 do BRT será concluído com os dois viadutos mais uma complementação via TAC (Termo de Acordo e Compromisso) de um shopping instalado na região. O centro comercial ficou responsável pela construção da Estação Ipaussurama e do viário do entorno.

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