COVID-19

Leitos de UTI têm taxa de ocupação de 82,42%

Ocupação de leitos segue em alta: das 256 vagas de UTI oferecidas nas redes pública e particular, 45 estão livres

Da Redação
11/02/2021 às 14:44.
Atualizado em 22/03/2022 às 04:04
Macas no Hospital de Cl?nicas da Unicamp: unidade est? com dificuldade para ampliar leitos de UTI  (Ricardo Lima/ Correio Popular)

Macas no Hospital de Cl?nicas da Unicamp: unidade est? com dificuldade para ampliar leitos de UTI (Ricardo Lima/ Correio Popular)

A ocupação de leitos de UTI exclusivos para pacientes covid-19 segue em alta em Campinas. Balanço divulgado ontem pela Prefeitura aponta crescimento em relação ao dado divulgado no dia anterior. Somando as redes pública e particular, a cidade registra 211 leitos UTI covid ocupados, dos 256 disponíveis, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 82,42%. Há 45 leitos livres somando as duas redes. No dia anterior, a taxa estava em 80,08%, com 51 leitos livres.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, a alta na taxa de ocupação também é observada quando se verifica isoladamente os leitos das redes pública e particular. Os leitos SUS Municipal estão com taxa de ocupação de 93,46%. Das 107 leitos disponíveis na rede pública municipal, 100 estão ocupados. No balanço anterior, fechado na noite de terça-feira, havia 11 leitos disponíveis.

Ainda conforme os dados, todos os 17 leitos SUS estaduais disponíveis, referentes ao Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estão ocupados. A taxa que constava no último balanço apontava 88,24% de ocupação. Em 24 horas, o hospital alcançou a saturação de seus leitos de UTI covid. Não há, portanto, mais vagas para novos pacientes.

Na rede particular conveniada, em que os leitos UTI covid são financiados com recursos do Fundo Municipal de Saúde, a situação está mais estável. A taxa de ocupação está em 71,21%. Dos 132 leitos disponíveis, 94 estão ocupados.

Para desafogar a taxa de ocupação dos leitos UTI específicos para o tratamento de pacientes covid na cidade, a Prefeitura conta com a ampliação de leitos no HC da Unicamp. Pelo cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, é aguardada a ampliação de mais 13 leitos naquela unidade, o que até o momento não aconteceu. Segundo informações do HC, a dificuldade de contratação de médicos intensivistas seria uma das causas demora da concretização da ampliação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por