SINAL VERDE

Lago do Café reabre portões após interdição de 4 meses

Até o final de maio, a Prefeitura pretende liberar todos os parques ao público

Bianca Velloso/ [email protected]
17/05/2023 às 09:26.
Atualizado em 17/05/2023 às 09:26
A área de 330 mil metros quadrados do Lago do Café passou por vistoria e foi liberada aos frequentadores (Alessandro Torres)

A área de 330 mil metros quadrados do Lago do Café passou por vistoria e foi liberada aos frequentadores (Alessandro Torres)

A Prefeitura de Campinas reabriu na manhã de terça-feira (16) o Lago do Café, após a conclusão dos trabalhos preventivos, que consistiram na poda de 120 árvores e extração de outras 30 que estavam mortas, realizados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, órgão gestor dos parques e bosques da metrópole. Agora a cidade conta com 14 parques abertos e 11 fechados. A Prefeitura mantém o fim do mês de maio como prazo para a reabertura de todas as 25 áreas de lazer e esportes (veja quadro). O mais próximo de reabrir é o Bosque São José, também conhecido como Praça Francisco Vivaldi, na Vila Lemos, segundo informou a Secretaria em nota.

A área de 330 mil metros quadrados do Lago do Café passou por vistoria para liberação, além dos trabalhos de jardinagem. O local foi fechado no dia 24 de janeiro, por determinação da Prefeitura de impedir a circulação de pessoas nas áreas de lazer da cidade, após a queda de um eucalipto na Lagoa do Taquaral que matou Isabela Firmino Tiburcio, de 7 anos. Os eucaliptos removidos do Taquaral estão sendo armazenados, temporariamente, no Lago do Café, até que seja definida a destinação.

O parque reaberto tem um lago, pista para caminhada e locais de exposições e eventos culturais, como a Casa de Vidro e o Museu do Café, que segue fechado. O professor aposentado Nilceu Francisco de Lima, 66 anos, foi até o local na tarde de terça-feira para matar a saudade. "Vim ver se está tudo em ordem, se mudou algo nesse período que ficou fechado", brincou.

Lima costuma ir até o local para fotografar os animais e caminhar. "Quero continuar aproveitando mais esse ponto turístico de Campinas", disse o professor aposentado em comemoração à reabertura do local. O Lago do Café fica em frente ao portão 1 da Lagoa do Taquaral, na Avenida Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral. O parque tem horário de funcionamento das 6h até às 18h.

PEDREIRA

Ainda fechada, a Pedreira do Chapadão, ou Praça Ulysses Guimarães, está passando por obras de segurança para que possa ser reaberta. A Pedreira foi fechada um dia antes dos demais parques e bosques de Campinas, no dia 23 de janeiro, pois ocorreu um deslizamento de terra e pedras, ocasionado pelas fortes chuvas de verão. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos instalará uma cerca de 800 metros de extensão, com altura de 1,80 metro, a 10 metros de distância das paredes de rocha. O objetivo da proteção é que os visitantes não se aproximem da área. No momento, já foi concluída a instalação de 500 metros de grade. Essa medida foi recomendada pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

O secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, disse que o trabalho de instalação do alambrado é complexo, porque no solo onde serão instalados os postes de sustentação da cerca há um bloco de pedra de granito. "A equipe usa um aparelho rompedor, que destrói pedaço por pedaço da pedra. Este serviço é complexo. Os mourões (postes de concreto) são colocados em buracos de 50 centímetros de profundidade e 40 centímetros de largura, e depois chumbados, para que fiquem fixos no chão." Além da instalação da proteção, a equipe da secretaria está podando a vegetação e reforçando a iluminação do parque.

CONFIRA QUADRO COM O BALANÇO DOS PARQUES ABERTOS E FECHADOS DE CAMPINAS

PARQUES ABERTOS:

✔ Lago do Café, no Parque Taquaral

✔ Parque dos Guarantãs

✔ Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), no bairro Parque Taquaral

✔ Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na Vila Brandina

✔ Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo), no Parque Jambeiro

✔ Parque Ecológico Benevenutto Tilli, no Jardim São Domingos

✔ Praça da Juventude Alessandro Monare, no DIC 5

✔ Parque Linear do Capivari (Parque Linear José Mingone), no Jardim Capivari

✔ Bosque Ferdinando Tilli, no Parque Valença

✔ Bosque dos Cambarás, no DIC 5

✔ Parque Dom Bosco, no Vida Nova

✔ Bosque da Mata, no Parque São Jorge

✔ Bosque Santa Bárbara, no Parque Santa Bárbara

✔ Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão, Cidade Universitária, Barão Geraldo

PARQUES FECHADOS

✔ Bosque dos Jequitibás, no bairro Bosque

✔ Bosque Ythzak Rabin, no Jardim Madalena

✔ Bosque Chico Mendes, no Parque São Quirino

✔ Bosque São José (Praça Francisco Vivaldi), na Vila Lemos

✔ Bosque Augusto Ruschi, no DIC 1

✔ Bosque dos Italianos (Praça Samuel Wainer), no Guanabara

✔ Bosque dos Alemães (Praça João Lech Júnior), no Guanabara

✔ Parques das Águas, no Parque Jambeiro

✔ Parque Luciano Valle, na Vila União

✔ Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães), no Jardim Chapadão

✔ Bosque dos Artistas, no Swift.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por