CARRETA danificada

Ladrões levam o amor do Centro

Furto de cabos e fios de energia interrompe serviço de atendimento gratuito voltado à saúde da mulher

Henrique Hein
16/03/2018 às 07:31.
Atualizado em 23/04/2022 às 06:30
Serviço interrompido: mulheres que iriam fazer exames perderam a viagem por causa do furto de fios, que danificaram a carreta do Hospital do Amor (Dominique Torquato/AAN)

Serviço interrompido: mulheres que iriam fazer exames perderam a viagem por causa do furto de fios, que danificaram a carreta do Hospital do Amor (Dominique Torquato/AAN)

Ladrões furtaram na madrugada de quinta-feira cabos e fios de energia de uma das unidades móveis do Hospital do Amor, no Largo do Rosário, região central de Campinas. Desde o início da semana, a carreta estava instalada no local, realizando exames gratuitos de papanicolau e mamografia. Por causa do roubo, a máquina que faz a mamografia parou de funcionar, interrompendo os serviços - a carreta precisou ser levada para Barretos para ser reparada e não há prazo certo para que retorne a Campinas. Muitas mulheres que foram na manhã de ontem até o Largo do Rosário para fazer os exames ficaram frustradas. “Foi uma surpresa receber a notícia de que não os exames não seriam realizados. Não consigo entender como é que alguém pode ser tão baixo a ponto de prejudicar a vida de tantas mulheres. A gente se programa, se organiza, deixa de fazer coisas para poder realizar um exame importante como esse, sem precisar pagar nada, e descobre que tudo foi em vão por causa da ação dessas pessoas covardes”, desabafou a artista plástica Renata De Vuono, de 53 anos. Outros locais O Hospital do Amor informou que continuará realizando os atedimentos em Campinas, mas agora em dois dos três pontos inicialmente disponibilizados, já que o posto do Largo do Rosário está, pelo menos por enquanto, excluído. Até o próximo dia 29, as mulheres interessadas podem procurar a unidade de atendimento móvel instalada na Praça da Concórdia, no Campo Grande, ou ir até a sede, que fica na Av. das Amoreiras, 860, no Parque Itália. Para fazer a mamografia é preciso ter entre 40 e 69 anos, e para o papanicolau, entre 25 e 64 anos. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (o serviço atende apenas moradoras de Campinas) e cartão do SUS. Os exames não precisam ter encaminhamento de centros de saúde. De acordo com o hospital, os procedimentos de papanicolau e de mamografia são importantes para prevenir o câncer — cuja chance de cura é até 95% maior quando descoberto ainda no início.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por