JUNTOS PARA SEMPRE!

Kellen faz o sonho dos noivos virar realidade em um altar ecumênico

Ela faz sucesso como profissional especializada em celebrações civis de matrimônio

Edimarcio A. Monteiro/ [email protected]
08/03/2023 às 10:02.
Atualizado em 08/03/2023 às 12:31
A ministra de ritos Kellen Lovato garante que as celebrações matrimoniais conduzidas por ela tornam um “casamento inesquecível” e personalizado de acordo com o sentimento expresso pelos casais apaixonados (Divulgação)

A ministra de ritos Kellen Lovato garante que as celebrações matrimoniais conduzidas por ela tornam um “casamento inesquecível” e personalizado de acordo com o sentimento expresso pelos casais apaixonados (Divulgação)

As mulheres avançam em várias frentes pessoais e profissionais, mas ainda enfrentam barreiras e preconceitos. Kellen Lovato transformou esse desafio em empoderamento feminino e conquistou o seu espaço como ministra de ritos - uma profissional especializada na celebração ecumênica de casamentos e envio da documentação ao cartório, oficializando legalmente o reconhecimento dos matrimônios no civil. "Alguns celebrantes homens me cobravam que era para sair do pé, era um mercado dominado por eles", lembra ela, que encarou a experiência negativa como motivação para se aprimorar. Dezesseis anos depois, Kellen é reconhecida por seu trabalho desenvolvido em Campinas, São Paulo e em todo o país.

Para isso, fez cursos, se especializou e realiza cerimônias personalizadas e bilíngues (português e inglês). Toda essa vivência profissional será relatada em seu primeiro livro, "Celebrantes do Brasil", que será lançado no dia 11 de abril, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Kellen é uma das coautoras e a única mulher do interior de São Paulo a participar da publicação. "No livro conto sobre a minha trajetória, curiosidades e dicas para futuros celebrantes", explica. "Celebrar é reescrever, a cada cerimônia, a minha própria história", diz ela, que usa toda o seu conhecimento profissional ao longo da vida para realizar uma cerimônia exclusiva aos noivos. Formada inicialmente em fisioterapia, Kellen deixou, por motivos de saúde, a profissão e se reinventou, encontrando uma nova paixão, o jornalismo, que lhe abriu outras portas.

Ela também passou a atuar como mestre de cerimônias, apresentadora de televisão, trilhou os caminhos de celebrante de casamento e, por fim, se formou em psicanálise. Uma atividade foi se unindo a outra, o que permite a Kellen promover uma cerimônia emocionante, alegre e despojada. "Eu consigo entender os noivos, suas experiências de vida, amor, relacionamento e acolhimento", diz a celebrante. Como psicanalista, a sua área de atuação é justamente terapia de casal. São muitas singularidades que se fundem em uma empreendedora, mulher, esposa e mãe. Facetas que resultaram em uma escritora que já trabalha em outro livro. Em novembro, lançará o "Renascendo das Cinzas", onde a coautora abordará a restauração do relacionamento.

Mentora

Para Kellen, as mulheres devem se descobrir como profissionais e lutar por seu reconhecimento. Como ministra de ritos, ela incentiva outras mulheres a atuarem nessa área. "Elas devem avançar, enfrentar os desafios e buscar o crescimento e reconhecimento", defende. A ministra relata que busca que as pessoas tornem seus sonhos uma realidade e a cerimônia de casamento seja uma realização pessoal e para os convidados. "É deixar um legado eterno de lembranças no coração e na alma de todos", explica.

Todas as celebrações são marcantes e possuem características próprias, mas ela conta duas em particular. Foram casamentos de mulheres com câncer, que Kellen teve a oportunidade de ajudar a concretizar. "Elas tinham esse sonho e eu participei e ajudei a tornar uma realidade", conta. Kellen explica que, como celebrante de casamento, segue um protocolo, mas a cerimônia é personalizada na condução e como consegue a participação e envolvimento dos noivos com leveza. "A essência de cada casal é transmitida por palavras únicas e eternas", diz. 

Até quando a timidez dos noivos gera um bloqueio emocional é uma oportunidade para a ministra atuar e desfazer a dificuldade. "Eu sempre estimulo e tento fazer com que os noivos leiam os votos que escreveram com tanto carinho um para o outro, mas existem casos que a emoção fica muito forte no momento da cerimônia. Eles pedem pra que eu leia o seus votos, dessa forma esse momento não perde o seu encantamento e eles se emocionam bastante olhando nos olhos um do outro enquanto leio o que escreveram", afirma Kellen.

Ela atua também com festa de debutantes, formaturas, eventos corporativos, mestre de cerimônia, desfile, festas e outras solenidades. A sua rotina de trabalho e experiência ela compartilha com os seguidores em suas redes sociais - Instagram, Facebook e YouTube - e e em seu site - kellenlovato.com.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por