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Jonas promete BRT para antes do fim do mandato

Prefeito entrega o Terminal Santa Lúcia e libera novo trecho

Daniel de Camargo
14/11/2020 às 09:00.
Atualizado em 27/03/2022 às 16:16
Trecho recém-inaugurado do BRT na Avenida Camucim, nas imediações do Terminal Santa Lúcia: projeto total da obra já tem 13 trechos liberados para circulação (Matheus Pereira/AAN)

Trecho recém-inaugurado do BRT na Avenida Camucim, nas imediações do Terminal Santa Lúcia: projeto total da obra já tem 13 trechos liberados para circulação (Matheus Pereira/AAN)

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), reforçou durante transmissão ao vivo por meio das redes sociais, ontem, que a meta é entregar o BRT (Ônibus de Trânsito Rápido) finalizado ainda este ano, antes do encerramento do seu mandato. O desenvolvimento das obras como um todo atingiu 86% e cerca de 96% dos corredores estão pavimentados. Juntos, os três corredores BRT — Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral — somam 36,6 km de extensão. Entre outras estruturas, já foram concluídas 21 das 37 estações. O chefe do Executivo explicou que a mais recente prorrogação do prazo das obras por mais seis meses, publicada no último dia 28 no Diário Oficial, não caracteriza atraso. Mas, se trata de um mecanismo legal para assegurar a conclusão dos trabalhos. "Qualquer problema, está na garantia", enfatizou. A previsão inicial era entregar o BRT em meados deste ano. Contudo, o prazo passou por ajustes. O contrato estendido é o firmado entre o Município e a empresa Compec Galasso Engenharia e Construções Ltda. A terceirizada é responsável pela elaboração do projeto executivo e implantação de obras do Corredor Ouro Verde. O prefeito ressaltou também que as obras seguem a todo o vapor num momento em que, devido à pandemia da Covid-19, estão em falta insumos da construção civil como aço e cimento. Aproveitando o gancho, o secretário de Transportes, Carlos José Barreiro, elogiou os fornecedores das empresas contratadas que estão trazendo os materiais necessários de outras regiões do Brasil, possibilitando a continuidade dos serviços. Também ontem, o prefeito entregou virtualmente o Terminal BRT Santa Lúcia, localizado na Avenida Ruy Rodriguez, na altura do hipermercado Extra e da loja de departamentos Havan. A estrutura atenderá três linhas de ônibus do sistema convencional de transporte público. Também ocorreu a liberação do sistema viário em um trecho de cerca de 1 km do Corredor BRT Ouro Verde, na Avenida Camucim, nas regiões do Parque Universitário de Viracopos e Campina Verde. Somados aos trechos ativados anteriormente, 66% do Corredor BRT Ouro Verde já está liberado para circulação. São quase 10 km de faixas exclusivas ativadas para uso do sistema convencional de transporte, nas vias João Jorge, Amoreiras, Piracicaba e Ruy Rodriguez. O Terminal Santa Lúcia tem área total de 10 mil metros quadrados e conta com três plataformas integradas de embarque e desembarque de passageiros. São duas plataformas de piso baixo, que estão sendo ativadas; e uma plataforma de piso elevado. As três possuem estrutura metálica e piso em granito. A plataforma destinada aos veículos BRT contará com fechamento em vidro laminado duplo, portas automáticas, catracas eletrônicas de acesso e semáforos externos para orientação da parada do ônibus na plataforma. Quando ativada, os veículos BRT irão operar em sincronia com as portas automáticas. Futuramente, serão ativadas duas bilheterias localizadas em pontos estratégicos e uma área de apoio (Central de Controle Operacional - CCO), que está em construção e terá 300 metros quadrados. O valor investido no terminal alcança R$ 9 milhões. A nova estrutura integra o Lote 4 da implantação do BRT campineiro, Trecho 2, que abrange desde a Estação Campos Elíseos até o Terminal Ouro Verde. O Corredor BRT, onde o terminal está inserido, foi liberado para circulação em novembro de 2019, desde a estrutura até a altura da Avenida Profª Maria Julieta Godoi Cartezani. A responsável pelas obras é o Consórcio BRT Campinas (Artec; Metropolitana). Linhas A partir da próxima segunda-feira, as linhas 118, 121 e 131 passam a atender o Terminal Santa Lúcia, com embarque e desembarque nas duas estações BRS (piso baixo). As linhas circularão pelas faixas exclusivas, de forma expressa, desde a altura do Rio Capivari até a Rua Piracicaba, na altura do Córrego do "Lixão", deixando de atender oito pontos de ônibus (quatro por sentido) localizados nas marginais ao longo desse trecho. Cerca de 17 mil passageiros, que utilizam essas linhas diariamente, passam a usufruir da nova estrutura. Outras seis linhas de ônibus circulam na região — 116, 125, 133, 134, 140 e 142, mantendo a operação atual e atendendo aos pontos localizados nas marginais. Juntas, elas transportam cerca de 27 mil passageiros diariamente. Na Avenida Camucim, ocorreu a liberação das novas pistas expressas construídas no sentido Centro, em trecho de cerca de 1 km, entre a Avenida Aglaia e a Subestação da CPFL Jardim Marajó. A velocidade máxima permitida foi fixada em 50 km/h. Cinco linhas de ônibus circulam no trecho liberado — 122, 128, 129, 131 e 133, mantendo a operação atual e o atendimento dos pontos existentes. Juntas, elas transportam cerca de 19 mil passageiros ao dia. Complexo Rodoviária é parcialmente concluído O Complexo BRT Rodoviária, composto pelo primeiro viaduto estaiado do município, outros quatro viadutos e três estações, foi parcialmente entregue ontem. Uma parte das faixas exclusivas que compõem o início do Corredor BRT Campo Grande, na região central, também foi ativada para uso do sistema convencional de transporte. As faixas serão utilizadas por 19 linhas de ônibus do sistema convencional, que terão alterações no itinerário. São elas: 212, 230, 240, 251, 253, 260, 261, 264, 271, 273, 289, 299, 349, 366, 385, 386, 396, 403 e 408. Juntas, elas transportam cerca de 73 mil usuários ao dia. A extensão liberada representa uma parte do trecho inicial do Corredor Campo Grande, que contemplará a ligação entre a região central, a partir do futuro Terminal BRT Mercado, até a Vila Aurocan. Somados aos trechos ativados anteriormente, cerca de 46% do Corredor BRT Campo Grande já está liberado para circulação.

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