REFLEXOS DO TEMPORAL

Jequitibá-rosa atingido por raio é avaliado por técnicos em Campinas

Danos na árvore foram superficiais graças ao sistema de para-raios instalado no Paço Municipal

Bianca Velloso/ [email protected]
17/02/2023 às 08:50.
Atualizado em 17/02/2023 às 08:50
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram uma vistoria técnica detalhada e iniciaram um trabalho de manutenção preventiva no jequitibá-rosa em frente ao Paço Municipal (Rodrigo Zanotto)

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos realizaram uma vistoria técnica detalhada e iniciaram um trabalho de manutenção preventiva no jequitibá-rosa em frente ao Paço Municipal (Rodrigo Zanotto)

O jequitibá-rosa localizado no jardim frontal da Prefeitura de Campinas, atingido por um raio na última quarta-feira, passou na quinta-feira (16) por uma vistoria técnica detalhada. Os trabalhos foram conduzidos pela Secretaria de Serviços Públicos, que constatou que a árvore não está trincada. Embora o risco de queda tenha sido descartado, as equipes fizeram um trabalho de manutenção preventiva, de modo a evitar que algo mais grave ocorra. O local ao redor da árvore segue interditado e os trabalhos devem prosseguir até amanhã. 

A intervenção no jequitibá-rosa, com cerca de 200 anos, prevê o corte de galhos maiores e mais altos, para aliviar o peso da copa. Além disso, será amarrado um cabo de aço no início da bifurcação para prevenir danos. Também serão aplicados produtos com nutrientes, especialmente no local atingido pelo raio, além de providenciada a amarração de seis cintas de poliestireno. Mais exames serão realizados hoje para a elaboração de um laudo completo. Para fazer a inspeção do jequitibá-rosa de 50 metros de altura e 2,5 metros de diâmetro, foi utilizado um caminhão munck e os técnicos foram levados até o ponto onde a descarga elétrica atingiu a árvore a partir de um braço hidráulico. 

Segundo as vistorias feitas pela Secretaria de Serviços Públicos, os danos foram superficiais. Isso se deu graças ao sistema de para-raios instalado no Paço Municipal. O equipamento freou a intensidade do raio que caiu na tempestade da quarta-feira. Segundo registros da Defesa Civil, o índice pluviométrico naquele dia foi de 82,4 mm e os ventos atingiram a velocidade de 60 km/h.

Os jequitibás estão presentes em Campinas desde sua fundação. O Seo Rosa, outro jequitibá que ficava no Paço Municipal, e que integrava a mata nativa chamada Campinas do Mato Grosso, teve que ser removido. A árvore pesava 120 toneladas e tinha 42 metros de altura e 6 metros de diâmetro na base. Diariamente, essa espécie retira 600 litros de água da terra, mas devolve 550 para a natureza em forma de vapor. 

Em homenagem ao Seo Rosa, patrimônio ambiental de Campinas, foi plantado o Jequitibá Seo Rosinha, que não foi o exemplar atingido pelo raio na tempestade de quarta-feira. Além dessa homenagem, os restos do Seo Rosa deram origem a dois violinos, produzidos por um artesão.

Alerta de mais chuvas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu uma nota na quinta-feira alertando para a possibilidade de mais chuva na região de Campinas até o próximo domingo. De acordo com o órgão, entre hoje e domingo as condições atmosféricas apontam para tempestades, com descargas elétricas, rajadas de vento fortes e, possivelmente, granizo. Segundo balanço da Defesa Civil de Campinas, na tempestade de quarta-feira foram registradas 45 ocorrências, entre elas a queda de 28 árvores, quebra de dez galhos, dois deslizamentos, um destelhamento, uma queda de muro e um alagamento de imóvel na cidade.

Louveira

Outra cidade da região que está em alerta por causa das chuvas é Louveira. Na última quarta-feira, a cidade registrou a queda de 50 árvores, o que obrigou a Prefeitura a reforçar os serviços de limpeza urbana. A chamada Operação Verão consiste na remoção e podas de árvores. Os bairros Jardim Niero e Estrada da Boiada foram alvos da ação. 

“Hoje (quinta-feira), as equipes trabalharam até tarde para liberar todas as passagens. Foi feita uma força-tarefa para não deixar vias bloqueadas pelas árvores. Mas nos próximos dias as equipes continuam atuando nas ações de remoção, podas e limpezas de ruas”, disse o prefeito da cidade, Estanislau Steck. 

Clayton Finamore, secretário de Serviços Urbanos, explicou que os serviços de na quinta-feira foram direcionados para remoção de árvores que não possuem mais sustentação, consequência do solo encharcado pelas chuvas. "No Jardim Niero, precisamos remover 15 árvores de grande porte porque infelizmente elas apresentavam perigo de cair. Mas trabalhamos em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental para plantar novas espécies no local”, prometeu. 

As ações fazem integram a Operação Verão, que teve início em dezembro pela Defesa Civil de Louveira e consiste no acompanhamento diário e emissão de alerta durante todo o período da estação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por